Topo

Michael Phelps deixa programa antidoping e legitima aposentadoria

22/11/2016 13h55

Após conquistar seis medalhas olímpicas na sua última participação nos Jogos Olímpico, o americano Michael Phelps recebeu quatro prêmios durante a premiação da entidade máxima da natação em seu país, a USA Swimming. A cerimônia aconteceu na noite do último domingo, em New York. O atleta foi eleito atleta do ano, dono da melhor prova do ano (performance nos 200m borboleta no Rio-2016), nadador de melhor desempenho do ano no revezamento 4x100m livre, também na Rio-2016, e o Prêmio Impacto (contribuições ao esporte).

- Minha carreira é um sonho realizado, e não seria possível sem muitos de vocês que estão nessa sala. Eu não posso agradecer o suficiente por esse suporte. Foi uma verdadeira honra dividir a piscina com vocês, caras. Eu estou fora das competições, mas nunca muito longe das piscinas - disse o nadador.

O maior atleta olímpico de todos os tempos anunciou que a Rio-2016 seria a sua última competição profissional. O atleta aproveitou a cerimonia da para anunciar à imprensa que deu mais um passo rumo a aposentadoria. Phelps não fez mais parte do programa de controle antidoping da USA Swimming. O anuncio não deixa dúvidas de que, desta vez, o nadador irá não participará mais de torneios profissionais. A primeira vez que anunciou a aposentadoria foi após Londres-2012, porém o atleta voltou atrás.

Porém, o ganhador de nove medalhas de ouro em Pequim-2008, afirmou que não ficará longe das piscinas, dando a entender que ter o interesse de contribuir com a modalidade, fora das competições.

A nadadora Katie Ledecky, ganhadora de quatro medalhas de ouro (200m, 400m, 800m livre e no revezamento 4x200m) e uma de prata (revezamento 4x100m livre), foi eleita, pela quarta vez consecutiva, a melhor atleta feminina do ano.

Confira todos os vencedores da premiação

Atleta feminina do ano: Katie Ledecky

Atleta masculino do ano: Michael Phelps

Prova feminina do ano: Simone Manuel, 100m livre nos Jogos do Rio

Prova masculina do ano: Michael Phelps, 200m borboleta nos Jogos do Rio

Melhor prova de revezamento do ano: 4x100m masculino nos Jogos do Rio, com Caeleb Dressel, Michael Phelps, Ryan Held e Nathan Adrian.

Melhor estreia do ano: Lilly King

Prêmio de Perseverança: Anthony Ervin

Prêmio Impacto: Michael Phelps

Prêmio de Liderança de equipe e inspiração: Elizabeth Beisel