Topo

Mais ofensivo e menos compacto: Jair avalia prós e contras de trio testado

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

28/10/2016 08h00

O jogo coletivo é destacado em toda entrevista no Botafogo. O esquema com uma trinca de volantes perdura desde o começo da temporada, com os jogadores já conhecendo suas particularidades e funções na tática trabalhada tanto por Ricardo Gomes quanto por Jair Ventura. Mas isso não impede que o segundo teste opções. Na atividade fechada de quinta, o comandante treinou a equipe com três atacantes, com o trio Rodrigo Pimpão, Neilton e Sassá.

O esquema deve ficar como opção em caso de necessidade contra o Coritiba. Dudu Cearense foi poupado da atividade e Jair decidiu testar a novidade. Nele, Neilton joga aberto pela direita, com Pimpão caindo pelo lado esquerdo e Sassá no centro do ataque. O time ganha em profundidade e nas opções ofensivas, mas perde na recomposição e na formação do meio. Foi o que lembrou o comandante alvinegro, que não deixou de citar a necessidade de intensidade.

"A gente perde um pouco na parte defensiva. Eu exijo muito da recomposição. Não posso me dar ao luxo de deixar três homens na linha da bola. Evita o desgaste ofensivo e automaticamente fica um pouco mais exposto. Mas lógico que ganha na parte ofensiva. A tendência é criar mais chances. Já iniciamos partidas assim. É uma chance e fica a dica", completa o técnico do Botafogo.

Com Jair, seria a primeira vez que o time entraria em campo com três jogadores de frente. Ricardo Gomes chegou a jogar com o mesmo trio de ataque, em jogos contra Santa Cruz e o próprio Coritiba, no primeiro turno do Brasileiro. Mas não deu certo, com o time balançando as redes apenas duas vezes.

A tendência será de manutenção da trinca de volantes contra o Coritiba. Contudo, se encontrar os paranaenses mais recuados, ou sair atrás no placar, o Botafogo já tem a solução. E ela deve vir do banco, com a entrada já ensaiada dos três atacantes na frente. Sassá deve começar no banco neste sábado.

Quer receber notícias do Botafogo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.