Topo

Técnico do Porto interrompe entrevista coletiva para dar aula

23/10/2016 14h38

Neste sábado, no Estádio do Dragão, depois de derrotar o Arouca por 3 a 0, ao ser perguntado sobre a forma de jogo do Porto, o técnico Nuno Espírito Santo se levantou e passou a ministrar uma aula em plena entrevista coletiva de pós-jogo.

 

Nuno trocou algumas palavras com o assessor de imprensa do Porto, Pedro Amorim, e se dirigiu a um quadro que estava na sala. Em seguida, ele pegou um dos microfones dos jornalistas, desenhou um boneco e passou a falar sobre como monta a equipe.

 

- Tem tempo, não? - começou.

 

Na aula que durou pouco menos de cinco minutos, em alguns rabiscos, o técnico provou que os valores do time são mais importantes do que esquemas táticos.

 

- O jogador Porto assenta em três pilares: compromisso, cooperação e comunicação. Para jogar à moda Porto é preciso isso. Se dissemos que isto é a união, temos o que é fundamental para o time. É o primeiro passo. Se acrescentarmos a nossa determinação, temos a nossa atitude. Esta é a atitude que nós queremos. Independentemente do sistema - determinou.

 

Na folha seguinte, Nuno desenhou um campo e no centro escreveu a palavra "visão".

 

- Quando temos o que falei anteriormente, temos a nossa visão. Não interessa o sistema, interessa é que o nosso campo se reduza a 65 metros, porque estamos mais perto do gol adversário. Primeiro a base, depois o treino, jogo e competição É o que queremos para acabar com este ciclo de três anos sem ganhar - completou o treinador.

 

O Porto assumiu a liderança provisória do Campeonato Português ao vencer o Arouca por 3 a 0, no último sábado, no Estádio do Dragão. Se o Benfica não pontuar diante do Belenenses, neste domingo, fora de casa, os tripeiros seguem na ponta da competição.