Topo

Como fazer a jogada 4-Bet por blefe em mãos no No Limit Hold'em

21/10/2016 23h35

Na maioria das vezes, quando você faz uma 4-bet pré-flop você estará fazendo por valor com uma mão realmente forte, como par de Ases, ou par de Reis. Entretanto, se você está enfrentando jogadores agressivos que estão fazendo muita 3-bet, nem sempre você pode ficar esperando por uma mão forte. Algumas vezes você tem que realizar uma 4-bet por blefe apenas para mantê-los no seu lugar. É uma jogada arriscada, mas se você souber a hora certa de tentá-la, então existem muitos aspectos positivos como resultado.

O fator mais importante para considerar é a probabilidade do seu adversário estar blefando quando fizer uma 3-bet em você. Muito desse conhecimento vem do seu histórico de jogo contra eles. Desde a hora que começou a jogar na mesa de poker, você acredita que eles são capazes de fazer a 3-bet por blefe? Ou eles são jogadores tão 'tight' que não importa quando demonstrem agressividade eles sempre têm mãos fortes? Quando você está no calor da batalha você pode se sentir atacado por todos os lados com as 3-bets, mas, a menos que você veja a mão dos seus adversários no showdown, é impossível dizer se você está enfrentando mãos monstruosas ou sendo explorado. Fazer a 4-bet por blefe contra um jogador que está sempre fazendo a 3-bet em você irá lhe dar a resposta rapidamente - se ele desistir você descobriu que ele está blefando, e se ele for all-in contra você obviamente não está!

Agora que você decifrou quais oponentes valem a pena aplicar a 4-bet por blefe, é muito importante falar sobre as mãos iniciais com as quais você deve blefar. Num primeiro momento isso parece ser irrelevante. Sobretudo se você está blefando tendo como principal objetivo ganhar a mão fazendo o seu oponente desistir e não por ter a melhor mão e ganhar no showdown. Entretanto, se pensarmos nos 'blockers', quando você faz uma 4-bet por blefe tendo um Ás ou um Rei na sua mão, as chances do seu blefe ser bem sucedido aumentam.

Como você sabe, no baralho existem apenas quatro Ases, quatro Reis, quatro Seis e assim por diante. Ao enfrentar uma 3-bet as principais mãos que você deve temer são aquelas que envolvem um Ás ou um Rei; especificamente o par de Ases, par de Reis, Ás e Rei e Ás e Dama. Com um 'blocker' - como um Ás ou um Rei - na mão, torna-se estatisticamente menos provável que o seu oponente tenha uma dessas mãos. Por isso, aumentam as probabilidades dele ter uma boa mão mas que não consiga suportar a pressão (como um par de noves ou de dez), ou que esteja apenas blefando. Assim, a sua 4-bet por blefe é mais provável de funcionar! O conceito de 'blocker' não é uma ciência exata - claro que o seu oponente ainda pode ter par de Ases mesmo que você tenha A-2 - mas de qualquer forma é menos provável e nos faz acreditar mais na nossa 4-bet por blefe.

A última coisa para ter em mente ao fazer a 4-bet por blefe é quanto apostar. Geralmente, quando você está blefando você quer apostar o mínimo possível para alcançar o seu objetivo. Isso porque se der errado e você for pago, ou alguém for all-in, você quer perder o mínimo de fichas. Num cash game com stacks efetivos de 100 big blinds, o aumento inicial será de 3BBs e uma 3-bet de 10BBs. Ao pensar no tamanho da 4-bet, um bom número seria fazer algo entre 22-26BBs. Você não pode aumentar muito menos do que isso porque mesmo um adversário que esteja fazendo um semi-blefe com uma mão como 7-6 suited terá agora ótimos pot odds para pagar, ver um flop e tentar acertar. Fazer muito mais alto pode ser arriscado - pois estamos interessados principalmente em fazer desistir os jogadores que estão blefando, nós não precisamos apostar tanto para conseguir isso se nossos instintos estiverem corretos.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.