Topo

Ufa! Com gol de Pedro Rocha, Grêmio encerra jejum e vence a Chapecoense

25/09/2016 17h52

E acabou o jejum de vitórias do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Após dois empates e quatro derrotas na competição, o Tricolor derrotou a Chapecoense neste domingo, atuando na Arena, por 1 a 0, em duelo válido pela 27ª rodada. O time que lutava pelo título e teve queda acentuada de produção volta a pensar em um retorno ao G4. Clique aqui e confira como foi o lance a lance do duelo em Porto Alegre.

O Grêmio foi aos 40 pontos, superando a própria Chapecoense, o Botafogo e a Ponte Preta, times que também foram derrotas na rodada, e assumindo oitava colocação. Já a Chape segue com 39 e, agora, na 11ª posição.

PRÓXIMOS JOGOS

O Grêmio volta a atuar na próxima quarta. O Tricolor receberá o Palmeiras, às 21h45, pela ida das quartas de final da Copa do Brasi. Já a Chapecoense, no mesmo dia, mas às 19h15, recebe, na Arena Condá, o Independiente, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na ida, em solo argentino, houve empate sem gols. Já pelo Brasileirão, o Grêmio visita o Cruzeiro no próximo domingo, às 18h30, no Mineirão. A Chape, por sua vez, terá o Vitória como rival no sábado, às 16h30, novamente diante do seu torcedor.

PEDRO ROCHA ABRE O PLACAR NA ARENA

A Chapecoense não esperou o Grêmio em seu campo para, depois, buscar os contra-ataques. Os comandados de Caio Junior trataram de pressionar o Tricolor desde os primeiros minutos, trabalhando bem a bola e tentando envolver a marcação rival. Aos nove minutos, a investida de Kempes terminou com a conclusão de Matheus Biteco, cria do Grêmio. Grohe, atento, espalmou. Eis que o Grêmio, que tinha dificuldade para se impor, foi eficaz em sua primeira chance real de gol logo no minuto seguinte. Jogada iniciada por Pedro Rocha, cruzamento de Walace e conclusão do camisa 32 sem chance para Danilo.

O gol sofrido não fez a Chapecoense mudar de estratégia. A equipe catarinense continuou ficando mais tempo com a bola e tetando transpor a última defensiva do Grêmio. Lourency desperdiçou boa chance, aos 25, errando a conclusão. A Chape terminou o primeiro tempo com mais posse de bola (54% contra 46%), mas não conseguiu ser objetiva como o Grêmio. Grêmio que ainda teria outra oportunidade com Pedro Rocha.

NADA DE GOLS NA ETAPA FINAL E TRIUNFO GREMISTA

A Chapecoense adotou a mesma tática vista no início do jogo e, nos primeiros minutos da segunda etapa, tentou pressionar o Grêmio. Tática que não surtiu efeito. Seria gremista a primeira chance de gol. Henrique Almeida, tentando se redimir do episódio da última quarta, finalizou bem, mas Danilo mostrou serviço, aos 12.

A entrada de Ailton Canela começou a se mostrar positiva com a sequência do segundo tempo. A Chape, continuando com mais posse de bola, passou a ser perigosa, conseguindo boas investidas. Rafael Lima e, depois, Kempes, quase marcaram em cabeçadas perigosíssimas. O Grêmio conseguiu crescer de produção nos minutos finais, desperdiçando ataques. Faltava tranquilidade e, em alguns momentos, qualidade. Gols que não fizeram falta. Já a Chape foi valente, mas não conseguiu frustrar o Tricolor, como foi no ano passado.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 0 CHAPECOENSE

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Data-hora: 25/9/2016 - 16h

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)

Auxiliares: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA)

Público/Renda: 11.152 pagantes/13.079 presentes/R$ 319.000,00

Cartões amarelos: Walace e Marcelo Grohe (GRE); Danilo e Josimar (CHA)

Cartões vermelhos: Não houve.

Gol: Pedro Rocha, 10'/1ºT(1-0).

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Pedro Rocha (Rafel Thyere, 39'/2ºT), Douglas (Ty Sandows, 44'/2ºT) e Luan; Henrique Almeida (Guilherme, 20'/2ºT) - Técnico: Renato Portaluppi.

CHAPECOENSE: Danilo; Gimenez, Rafael Lima, William Thiego e Dener; Josimar, Matheus Biteco e Cleber Santana; Arthur Maia (Ailton Canela, Intervalo) e Lourency (Bruno Rangel, 30'/2ºT); Kempes (Alan Ruschel, 39'/2ºT) - Técnico: Caio Junior.