Topo

Usain Bolt lidera time jamaicano em seletiva do país

30/06/2016 06h05

Começa nesta quinta-feira em Kingston (JAM), o Campeonato Nacional jamaicano. Mais do que definir os novos campeões do atletismo da Jamaica, a competição serve como seletiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. E como não poderia ser diferente, os velocistas, principalmente Usain Bolt, são os destaques da disputa.

É só observar o pôster oficial para perceber quem são as principais apostas do país para a Olimpíada. Dos oito atletas destacados na imagem de divulgação, todos são velocistas, inclusive os campeões olímpicos Bolt (nos 100m e 200m) e Shelly-Ann Fraser-Pryce (100m).

As provas rápidas têm dado muito destaque aos jamaicanos nos últimos anos . Em Londres-2012, foram 12 láureas na modalidade, a maioria nas disputas mais velozes, inclusive os quatro ouros - dois de Bolt, um de Fraser-Pryce e outro do revezamento 4x100m masculino.

Aos 29 anos, Bolt quer manter a hegemonia na Rio-2016. Nas duas últimas Olimpíadas, o corredor só obteve vitórias, com seis ouros: nos 100m, nos 200m e no revezamento 4x100m. A disputa na capital carioca vai marcar a despedida dele em Jogos, já que a intenção é se aposentar após o Mundial de 2017, em Londres.

As eliminatórias dos 100m começam hoje, mas a definição dos três classificados só sai amanhã. Além do astro jamaicano, estarão presentes na prova: Yohan Blake, Asafa Powel, Nickel Ashmeade, Kemar Bailey-Cole, entre outros.

A seletiva jamaicana termina apenas no domingo. Resta saber quem se classificará além de Bolt.