Topo

Com astros ainda devendo, Portugal e Polônia abrem as oitavas da Euro

29/06/2016 15h54

Duas seleções que estão avançando na Eurocopa-2016 mas sem muito brilho, se enfrentam nesta quinta-feira na abertura das quartas de final da competição. De um lado a Polônia, que eliminou a Suíça nas oitavas jogando na retranca. Do outro, Portugal, que passou da fase de grupos acumulando três empates e, contra a Croácia, nas oitavas, venceu por 1 a 0 no fim da prorrogação e no único chute a gol que deu. O jogo será às 16h (de Brasília) no Velódrome, em Marselha.

As seleções apostam em craques que ainda estão devendo algo a mais. O atacante polonês Lewandowski vem muito apagado. O jogador que mais faltas sofreu na competição ainda não marcou um gol nas quatro partidas. Já o astro Cristiano Ronaldo, embora tenha aparecido bem mais do que o camisa 9 polonês, alterna partidas boas(como o empate em 3 a 3 com a Hungria) com outras de extrema ineficácia ofensiva (chutou 30 bolas a gol, marcou duas vezes e perdeu um pênalti).

Ao mesmo tempo, alguns coadjuvantes podem mais uma vez fazer a diferença. O português Nani, companheiro de ataque de CR7, atuou bem em todas as partidas, marcou dois gols e assistência em outros dois. Já Jakub Blaszczykowski, ou simplesmente Kuba - meia que foi companheiro de Lewandowski no Dortmund - vem salvando os poloneses. Fez o gol da vitória sobre a Ucrânia e o gol do empate com a Suíça.

Polônia confia na força do conjunto

A escalação polonesa deverá apresentar pouquíssimas novidades, tendo em vista que o treinador Adam Nawalka praticamente repetiu a equipe nos quatro jogos. Uma alteração pode ocorrer no meio de campo, Grosicki ou Kapustka.

- Não temos um jogador que se destaque. Nossa força é o conjunto e será assim contra Portugal, um time muito qualificado e que tem um jogador de classe internacional. A equipe está pronta, mas só divulgarei depois do último treino e para os jogadores - disse o treinador, que respondeu sobre o que mais teme dos rivais:

- Portugal, quando recupera a bola, tem um contra-ataque venenoso. Será um duelo duro, de boa qualidade. Mas teremos de controlar o jogo.

Nowaki não considera que Lewandowski esteja fazendo uma má Eurocopa. E faz a defesa do seu craque:

- Ele é um jogador importante para a a nossa equipe. Estou contente com o desempenho dele até o momento. Tem um papel importante como capitão, motiva o grupo e cumpre as missões que eu atribuo a ele. Além disso, a sua forma física é excelente, mentalmente está muito bem. Vamos manter esse trabalho, até porque estamos falando do melhor camisa 9 do mundo.

O atacante Milik, autor do gol da primeira vitória polonesa em uma fase final de Euro (no 1 a 0 contra a Irlanda do Norte), disse que embora todos coloquem Portugal como favorito.

- Mostramos o que somos capazes. Temos jogadores suficientes para vencer e da minha parte penso que os apostadores ficariam espantados com a classificação da Polônia, mas sabemos da nossa força e vamos buscar a classificação - disse o jogador, que vem sendo criticado pelas atuações apagadas nas últimas rodadas.

Portugal: mistério na escalação, como sempre

Do lado dos patrícios ocorre o contrário. O treinador Fernando Santos mudou profundamente o time nos quatro jogos: usou um ou dois volantes, pôs o time no 4-4-2 e no 4-3-3, alterou todos os setores. Apenas o goleiro Rui Patrício, o zagueiro Pepe e os atacantes Nani e Cristiano Ronaldo foram titulares em todas as partidas e jogou quase todos os minutos.

Como Fernando Santos nunca adianta a escalação, ele segue uma incógnita até minutos antes dos jogos. Três jogadores que estavam no departamento médico treinaram sem problemas: Raphael Guerreiro (o único que ainda sente um incômodo muscular), André Gomes e João Moutinho. Este último deverá seguir no banco, já que Adrien Silva foi um dos melhores em campo contra os croatas.

- Vamos encontrar dificuldades como em todos os jogos deste Europeu, pois a Polônia não foge à regra e estamos preparados psicologicamente - disse Adrien

O treinador espera uma partida dura. Mas confia na vaga pois seus jogadores analisaram muito o adversário desta quinta-feira e sabem os caminhos para a vitória.

- Estudamos bem a Polônia e vamos tentar anulá-la Vamos entrar acordados desde o primeiro minuto. Temos um rival que se parece com a Croácia, que vai querer dividir a posse de bola. É um adversário forte e bem organizado, que defende otimamente e ataca em velocidade na transição defesa e ataque, com qualidade individual. Entramos em todos os jogos para ganhar e será assim mais uma vez. Mas é um jogo sem favoritos - disse Fernando Santos.

Como sempre, ele teve de responder sobre a importância de Cristiano Ronaldo para a equipe e o que falta para o jogador virar de vez o protagonista do torneio. Fernando Santos diz que Cristiano Ronaldo vem fazendo uma boa competição e tem tudo para se destacar.

- Há centenas de ótimos jogadores. Mas falamos de uns poucos, Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Neuer. É normal o craque se destacar, até porque ele tem uma importância acima da média. Em Portugal os jogadores sabem conviver com isso, o que é mais importante. E, claro, o talento ganha o jogo

FICHA TÉCNICA

POLÔNIA X PORTUGAL

EUROCOPA-2016 - QUARTAS DE FINAL

DATA E HORÁRIO: 30/6/2016, ÀS 16H (De Brasília)

LOCAL: Velódrome, Marselha (FRA)

ÁRBITRO: Felix Brych (ALE)

AUXILIARES: Mark Borsch e Stefan Lupp (ALE)

POLÔNIA: Fabianski; Piszczek, Pazdan, Glik e Jedrzejczyk; Maczynski, Krychowiak, Blaszczykowski e Grosicki (Kapustka); Milik e Lewandowski. TEC: Adam Nawalka

PORTUGAL: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro (Eliseu); André Gomes, William, Adrien (Moutinho) e João Mário (Quaresma); Cristiano Ronaldo e Nani. TEC: Fernando Santos