COI acredita que análises antidoping dos Jogos poderão ser feitas no Brasil
O Comitê Olímpico Internacional (COI) mantém a confiança de que as análises antidoping dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 poderão acontecer no Brasil, apesar de o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) ter sido suspenso nesta semana pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Foi o que demonstrou neste domingo o diretor executivo da entidade, Christophe Dubi, que participou na inauguração do velódromo do Parque Olímpico.
- Tenho esperanças de que os testes acontecerão no Brasil. Serão testes robustos. Há uma série de passos a serem seguidos, mas temos 40 dias. A Wada mandará uma equipe para cá. Nós estamos trabalhando para solucionar o problema. A equipe de especialistas tem de voltar à agência e recomeçar o processo de acreditação do laboratório - afirmou o dirigente.
A suspensão do LBCD pé, a princípio, de seis meses. O motivo do descredenciamento não foi divulgado oficialmente, mas a razão mais provável é que tenha havido falha na análise de um teste antidoping, conforme o LANCE! publicou na última quarta-feira.
Caso isto se confirme, não seria a primeira vez que o LBCD cometeria tal erro. A primeira falha grave do laboratório aconteceu em 2011, quando ainda chamava-se Ladetec. Na ocasião, foi emitido um falso positivo para o jogador de vôlei de praia Pedro Solberg, por uso do esteroide androstane.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.