Topo

Lateral do Bayer celebra recuperação e projeta retorno aos campos

22/06/2016 18h28

Sem férias! Assim está o lateral-esquerdo Wendell, do Bayer Leverkusen. Ele vem se recuperando de uma operação nos ligamentos do tornozelo esquerdo que o tirou de ação em abril e está em fase final de preparação para poder voltar a jogar. No entanto, a rotina vem sendo difícil, com períodos de cinco horas de trabalho, longe da família, que está no Brasil.

A lesão de Wendell poderia ser tratada sem a necessidade de uma cirurgia, mas os médicos do time alemão preferiram a intervenção, que, além de exigir o mesmo prazo de recuperação que o previsto no tratamento conservador, seria mais eficiente e seguro para evitar nova lesão no mesmo local.

- Foi o melhor mesmo. Já estou liberado pelos médicos e na fase de transição entre fisioterapia e preparação física. Se não operasse, também estaria retornando agora. Estou correndo na esteira, não ganhei peso e não sinto dor. Me sinto melhor a cada dia, o que me deixa mais motivado. A cirurgia foi muito bem feita, os médicos disseram que foi um sucesso. Venho fazendo a minha parte, que é me dedicar à programação que o clube preparou. Claro que dá saudade da família, mas faz parte. A gente se fala todos os dias, minha esposa liga a câmera e consigo ver meu filho - disse o lateral.

O brasileiro disputou 44 partidas na última temporada e já está adaptado ao futebol alemão. Desde que chegou à Europa, na metade de 2014, já disputou 78 jogos, sendo 17 por competições continentais (13 na Liga dos Campeões da Europa e 4 na Liga Europa). Para ele, o fato de estar à vontade na Alemanha foi decisivo no processo de recuperação.

- Sem dúvida! Imagina se eu não gostasse da cidade e do país? Seria muito mais complicado. Me sinto bem aqui, gosto dessa região onde eu moro (Colônia, cidade vizinha a Leverkusen). Já saem algumas palavras em alemão. Falo só o necessário, ainda estou aprendendo, mas é o suficiente para me virar bem e o pessoal até me elogia - afirmou.

Wendell chegou a vir ao Brasil para ficar um tempo com a família, autorizado pelo departamento médico do Bayer. A reapresentação do time está marcada para o dia 11 de julho e deve estar à disposição, uma vez que até o fim do mês já deve trabalhar com bola e chuteira, e atividades de equilíbrio de força e condicionamento físico.