Topo

Irlanda vence a Itália, se classifica e vai enfrentar a França nas oitavas

22/06/2016 17h56

A Irlanda conseguiu um feito histórico nesta quarta-feira. No chamado grupo da morte, a seleção conseguiu a classificação para as oitavas de final da Eurocopa pela primeira vez ao bater a já classificada Itália por 1 a 0, com um gol salvador de Brady aos 39 minutos do segundo tempo. A festa foi verde no Estádio Pierre Mauroy, em Lille.

Apesar da derrota, Itália terminou em primeiro no Grupo E, com seis pontos, e vai reeditar a final da última Eurocopa com a Espanha na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, às 13h, em duelo válido pelas oitavas de final. O duelo será realizado no Stade de France. Já a Irlanda ficou com quatro pontos, avançou como uma das melhores terceiras colocadas e vai pegar a França, domingo, dia 26, em Lyon, às 10h.

A Irlanda precisava vencer para seguir na Eurocopa. Um empate com a Itália era o adeus de uma das torcidas mais animadas do torneio. Em busca do resultado, a seleção buscou mais o resultado, ficando a maior parte do tempo no campo da já classificada Azzurra, que vinha com time praticamente reserva. Hendrick e Murphy - com grande defesa de Sirigu - assustaram. Apesar do maior ímpeto, os irlandeses apostaram muito em jogadas pelo alto, que eram abafadas pela zaga.

O técnico Martin O'Neill trocou a dupla de zaga que perdeu para a Bélgica por 3 a 0 e a mudança surtiu efeito na primeira etapa, uma vez que a Itália não chegou em nenhuma oportunidade. A única finalização saiu apenas aos 42 minutos, em chute de fora da área de Immobile. A Irlanda ainda reclamou de um pênalti, nada marcado pelo árbitro.

A Itália voltou do intervalo com um pouco mais de vontade e qualidade, quando Zaza assustou Randolph com um chute de primeira. Os irlandeses continuaram mais em cima, rondando mais área italiana, principalmente em cruzamentos para a área, explorando a sua principal jogada.

A falta de criatividade das duas equipes era latente. As jogadas perigosas apareciam com grande raridade. Para não falar que não teve, Insigne, que havia acabado de entrar, fez boa jogada individual e chutou de direita, na trave de Randolph.

O técnico Martin O'Neill foi para o tudo ou nada. Partiu para cima da Itália buscando aquele gol salvador. Hoolalan perdeu um gol praticamente feito, chutando nas mãos de Sirigu. Mas o meia iria se redimir um minuto depois. Aos 39, ele cruzou na medida para Brady se antecipar ao goleiro italiano e marcar o gol da vitória.

FICHA TÉCNICA

ITÁLIA 0 X 1 IRLANDA

Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)

Data: 22 de junho de 2016, quarta-feira

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Assistentes: Octavian Sovre (Romênia) e Sebastian Gheorghe (Romênia).

Cartões amarelos: Sirigu, Barzagli (ITA) e Long, Ward (IRL)

GOL - Brady - 39'/2°T (0-1)

ITÁLIA: Sirigu, Barzagli, Bonucci e Ogbonna; Bernardeschi (Darmian - 15'/2°T), Florenzi, Sturaro, Thiago Motta e De Sciglio (El Shaarawy - 36'/2°T) ; Immobile (Insigne - 29'/2°T) e Zaza. Técnico: Antonio Conte

IRLANDA: Randolph; Coleman, Duffy, Keogh e Ward; Brady, McCarthy (Hoolalan - 32'/2°T), McClean, Hendrick e Murphy (McGeady - 25'/2°T); Long (Quinn - 44'/2°T). Técnico: Martin O'Neill.