Topo

Astro irlandês do golfe desiste da Rio-2016 por conta do zika vírus

22/06/2016 16h57

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ganharam mais um desfalque. O golfista irlandês Rory McIlroy anunciou sua ausência da Olimpíada por conta do zika vírus. Um dos melhores atletas da modalidade atualmente, o jogador de 27 anos tomou a decisão como uma forma de prevenção, apesar de diversas autoridades ligadas à área de saúde garantirem que o risco de contaminação é bem pequeno.

- Após muito pensar e refletir, decidir retirar meu nome da lista para os Jogos Olímpicos deste verão, no Rio de Janeiro. Depois de conversar com as pessoas mais próximas a mim, tive a conclusão que a minha saúde e de minha família estão na frente de qualquer coisa - afirmou o golfista.

- Apesar de o risco de infecção pelo zika ser considerado baixo, existe um risco, e esse risco é algo que não quero correr - completou.

McIlroy ocupa atualmente a quarta colocação no ranking olímpico, sendo o melhor de seu país na lista. O irlandês já conquistou quatro Majors na carreira, as principais competições da modalidade: um Aberto dos Estados Unidos, um Aberto Britânico e dois PGA Championships.

- Acredito que os irlandeses vão entender minha decisão. O apoio incondicional que recebo todas as vezes que eu compito em casa ou fora significa muito para mim - declarou o atleta.

Logo após o anúncio da desistência do golfista, o Comitê Olímpico Irlandês (OCI) se pronunciou. E não escondeu o desapontamento com tal situação.

"O OCI está extremamente desapontado em não levar Rory conosco para o Rio. Apesar disso, como sempre falamos, é uma decisão individual e, logicamente, a respeitamos, decisão que foi tomada por motivos pessoais. Rory seria uma das grandes estrelas da Rio-206, mas agora daremos a oportunidade a outro golfista irlandês", declarou o órgão em uma nota oficial.

O golfe está de volta aos Jogos Olímpicos após um longo período de ausência. A modalidade não era disputada deste 1904. No entanto, parece que isso não tem animado muito os atletas, já que muitos anunciaram a desistência da Olimpíada por diversos motivos.

Adam Scott (AUS), Louis Oosthuizen (AFS), Charl Schwartzel (AFS), Marc Leishman (AUS) e Vijay Singh (Fiji) já anunciaram que não viram ao Brasil. Enquanto isso, o americano Jordan Spieth tinha afirmado que pretendia disputar os Jogos, mas, na última semana, declarou que a situação pode mudar.

Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde voltou a reafirmar no início deste mês que a chance do zika vírus se espalhar por conta da Olimpíada é "muito pequena".