Topo

Junho perfeito? Verdão tem brilhado em mês que Cuca considera decisivo

21/06/2016 08h00

As campanhas vice-campeãs com Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente em 2010 e 2012, ensinaram a Cuca que alguns meses são decisivos na briga pelo título brasileiro. Mesmo que o campeonato esteja apenas em sua décima rodada, o técnico considera que ter bom desempenho em junho é primordial. Por enquanto, o Palmeiras tem cumprido à risca.

O jogo contra o América-MG, às 21h30 desta terça, no Allianz Parque, é o sexto compromisso do Verdão no mês. Nos cinco anteriores, são quatro vitórias e um empate, desempenho que pôs o time na liderança.

Serão mais três jogos, o que significa que oito das 38 rodadas do Brasileiro (ou 23% da competição) serão disputadas em junho. É nessa hora, segundo Cuca, que a força do elenco é colocada à prova.

- Esse mês de junho tem oito jogos, é um mês que define muita coisa no campeonato. Vamos chegar ao final do mês com sete, oito machucados, três suspensos... Vamos usar o grupo inteiro - diz o técnico.

O Palmeiras venceu Grêmio, Flamengo, Corinthians e Santa Cruz neste mês, além de ter empatado fora de casa com o Coritiba. A sequência que está por vir, teoricamente, é menos complicada do que a que já passou: além de receber o América-MG, penúltimo colocado, o Verdão visita o Cruzeiro, que é lanterna e ainda não sabe o que é vencer no Mineirão, e recebe o Figueirense, que está em 12 e não tem nenhum triunfo fora de casa.

- Aí é que mora o perigo. Se acharmos que agora a vida ficou mais fácil estaremos muito enganados. Não está mais fácil, a gente não se ilude com isso. Temos respeito com todos os adversários e temos de ralar muito para ganhar - alerta o comandante palmeirense.

O Verdão tem conseguido superar este mês de maratona com poucos problemas físicos: Gabriel, Arouca, Allione e Barrios ainda não puderam ser utilizados por Cuca em junho por questões físicas. Egídio, que teve um problema na coxa direita, retornou na vitória do último sábado. Outros, como Dudu e Cleiton Xavier, estão sendo monitorados para que o desgaste físico não cause lesões.