Topo

Confederação Brasileira de Wrestling define data de seletiva

20/06/2016 20h11

A Confederação Brasileira de Wrestling anunciou nesta segunda-feira que Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan lutarão no próximo dia 29 para definir quem será o brasileiro nas Olimpíadas na categoria de até 130 kg do estilo greco-romano.

O confronto será disputado em uma série melhor de três combates. O ganhador se une à Joice Silva até 58kg, Lais Nunes até 63kg, Gilda Oliveira até 69kg e Aline Silva até 75kg, já garantidas nos jogos.

No dia da pesagem, Eduard não pôde lutar por questões médicas. Para que o Brasil não ficasse sem representante na disputa da vaga olímpica, Antoine Jaoude, da categoria de até 125kg, no estilo livre, se ofereceu para lutar na categoria de Eduard, até 130kg do estilo greco-romano. Na Luta Olímpica, cada país tem um número de vagas. Assim, a vaga não pertence a um atleta e sim ao seu país.

Os atletas e a CBW fizeram um acordo para adiar a data da seletiva. Porém, era preciso que o armênio Eduard Soghomonyan terminasse o processo de naturalização, o que já aconteceu.

O Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling, Roberto Leitão, explicou a situação:

-Como Eduard titular da categoria não pôde lutar por motivos médicos e Antoine lutou para garantir a vaga decidimos em conjunto com os atletas que faríamos uma seletiva entre os dois, caso Antoine conseguisse a vaga. Para isso, Eduard precisaria concluir 100% seu processo de naturalização, antes do prazo estipulado pelo Comitê Olímpico do Brasil, dia 01 de julho. Recebemos a confirmação da naturalização e definimos a data para a seletiva. Acreditamos ser esta a forma mais justa e desejamos boa sorte aos atletas.