Topo

Portugal e Áustria se enfrentam em Paris e não podem tropeçar

17/06/2016 17h12

Portugal não saiu de um empate com a Islândia. A Áustria, perdeu por 2 a 0 para a Hungria. Sob pressão, as seleções apontadas como as favoritas do Grupo F da Euro-2016 se enfrentam neste sábado, às 16h (de Brasília) em jogo decisivo. Quem perder corre sério risco de nem mesmo se classificar às oitavas como um dos terceiros colocados. Na outra partida do grupo, a líder Hungria enfrenta a Islândia, às 13h, em Marselha.

- Não há dúvida que os resultados da primeira rodada colocaram uma tensão a mais para este jogo - disse o treinador Fernando Santos.

Santos, assim como treinador austríaco Marcel Koller estão cautelosos. Não divulgam as suas escalações e fazem elogios aos rivais, embora mostrem confiança em um bom resultado.

- Enfrentaremos um adversário que tem um futebol muito bonito, que venceu nove dos dez jogos nas Eliminatórias e empatou o outro. Não será como a Islândia, que se defendeu com dez para segurar o empate. Teremos um dos melhores jogos desta fase de grupos - disse o comandante português.

- Para conseguirmos alguma coisa contra Portugal temos de jogar muito melhor do que fizemos na estreia, quando perdemos chances demais e, com um a menos não tivemos força para empatar. Maior objetividade, jogar com calma e defender de forma mais compacta. Não diria que eles são os favoritos, mas são fortes e têm o Cristiano Ronaldo, que é um expoente máximo - analisou Marcel Koller.

Portugal volta a apostar no 4-3-3

?

Embora não tenha confirmado o time titular, Fernando Santos deu a entender em uma das respostas que entre as alterações que fará está a entrada de Quaresma no ataque. Isso vai de encontro ao que queria Cristiano Ronaldo, que não gosta de jogar como um homem preso na área.

- Mudarei o time sem maluquices ou revolução, não faria sentido. Vamos assumir riscos em busca da vitória disse Santos, que também escalará o volante William no lugar de Danilo.

O veterano goleiro português Rui Patrício, o elenco está confiante que conseguirá dar alegria ao seu torcedor:

- Qualidade não falta ao grupo. Empatar com a Islândia não foi o resultado que queríamos. Mas isso passou. Estamos preparados para vencer a Áustria.

A preocupação: CR7

?

Na Áustria, o técnico Marcel Koller não terá Dragovic, suspenso, e Junuzovic, machucado. O treinador, além de precisar fazer a equipe ser eficaz no ataque (há 20 jogos seguidos o time marca dois gols ou menos) diz que CR7 é a sua maior preocupação.

O mesmo pensa Fuchs, recentemente campeão inglês pelo Leicester.

- É preciso ficar em cima o jogo inteiro. Cristiano não pode receber só marcação direta. Ao mesmo tempo não podemos deixar três marcadores, pois abriremos espaço e aí um dos outros bons jogadores que Portugal possui poderá decidir o jogo - disse o defensor.

FICHA TÉCNICA

PORTUGAL X ÁUSTRIA

EUROCOPA-2016 - GRUPO F - 2ª RODADA

DATA E HORÁRIO - 18/6/2016 - 16h (de Brasília)

LOCAL: PARC DES PRINCES, Paris (FRA)

ÁRBITRO: Nicola Rizzoli (ITA)

AUXILIARES: Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini (ambos da Itália)

PORTUGAL: Rui Patrício; Vieirinha (Cédric) Pepe, Ricardo Carvalho e Raphael Guerreiro; William, André Gomes e João Moutinho; Quaresma (João Mário), Nani e Cristiano Ronaldo. TEC: Fernando Santos

ÁUSTRIA: Almer; Klein, Prödl, Hinteregger e Fuchs; Alaba, Baumgartlinger, Schopf (Ilsanker) e Harnik; Arnautovic e Janko. TEC: Marcel Koller