Topo

São Paulo encerra tabu nacional na Liberta e chega à décima semifinal

19/05/2016 01h15

Não foi só o Atlético-MG que o São Paulo derrotou no Horto. Além do Galo, o Tricolor derrubou dois tabus que o perseguiam nas últimas edições de Copa Libertadores: as eliminações seguidas para times brasileiros e a chegada a uma semifinal da competição continental que não acontecia desde 2010.

Wesley, após o jogo, comentou sobre os obstáculos que seu time superou ao garantir a classificação para a próxima fase da competição:

- Tabus existem para ser quebrados. Não pensávamos nessas eliminações. Jogamos com seriedade e é bom terminar com isso, mas o que importante é a classificação - declarou.

Eram sete eliminações consecutivas para adversários dos Brasil antes de despachar o Atlético-MG nas quartas de final desta edição do torneio. O mesmo Galo que fracassou dessa vez foi algoz do Tricolor em 2013, nas oitavas. Cruzeiro e Internacional, duas vezes, Grêmio e Fluminense foram os outros carrascos do time do do Morumbi. Veja as eliminações ano a ano:

Libertadores 2006: Derrotado pelo Internacional na final

Libertadores 2007: Eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final

Libertadores 2008: Eliminado pelo Fluminense nas quartas de final

Libertadores 2009: Eliminado pelo Cruzeiro nas quartas de final

Libertadores 2010: Eliminado pelo Internacional na semifinal

Libertadores 2013: Eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final

Libertadores 2015: Eliminado pelo Cruzeiro nas oitavas de final

O outro tabu quebrado na noite desta quarta-feira, em Minas Gerais, foi o de não chegar à semifinal do torneio desde 2010 quando enfrentou e foi eliminado pelo Internacional. De lá para cá foram duas tentativas frustradas que, como é possível ver acima, foram barradas por Atlético-MG e Cruzeiro, nas oitavas. em 2013 e 2015, respectivamente.

No entanto, o retrospecto do São Paulo em semifinais é extremamente positivo, basta observar que esta será a décima participação do clube nesta fase da competição sul-americana. Das nove disputadas até aqui, o Tricolor foi eliminado em apenas três oportunidades. Em 1972, quando foi eliminado em um grupo com Independiente (ARG) e Barcelona (EQU), em 2004, quando foi eliminado pelo Once Caldas (COL) e em 2010, eliminado pelo Internacional, como dito acima.

Confira o desempenho do Tricolor em semifinais da Libertadores:

Libertadores 1972: Eliminado em um grupo com Independiente (ARG) e Barcelona (EQU).

Libertadores 1974: Se classificou em um grupo contra Millionarios (COL) e Defensor Lima (PER). Na final foi derrotado pelo Independiente (ARG) (VICE)

Libertadores 1992: Eliminou o Barcelona (EQU). Foi campeão derrotando o Newell's Old Boys (ARG) na final. (CAMPEÃO)

Libertadores 1993: Eliminou o Cerro Porteño (PAR). Foi campeão ao derrotar a Universidad Católica (CHI) na final. (CAMPEÃO)

Libertadores 1994: Eliminou o Olimpia (PAR) nos pênaltis. Perdeu a final para o Vélez Sarsfield (ARG), também nos pênaltis. (VICE)

Libertadores 2004: Eliminado pelo Once Caldas (COL).

Libertadores 2005: Eliminou o River Plate (ARG). Foi campeão ao derrotar o Atlético-PR na final. (CAMPEÃO)

Libertadores 2006: Eliminou o Chivas (MEX). Perdeu a final para o Internacional. (VICE)

Libertadores 2010: Eliminado pelo Internacional.