Topo

Leicester pega o United em busca do primeiro título da Premier League

30/04/2016 18h10

Uma vitória! É o que falta para o Leicester gravar o seu nome na história do futebol inglês. Líder da Premier League, os Foxes têm a primeira chance de conquistar o inédito título da competição neste domingo, quando visitam o Manchester United, no Old Trafford, às 10h (horário de Brasília), sem o artilheiro Vardy, suspenso. Uma conquista que seria inesperada, para um time que lutou contra o rebaixamento na temporada passada e que tinha, como meta para 2015/16, apenas permanecer na elite na Inglaterra.

De longe o Leicester acendia alguma luz de favoritismo nesta temporada. Muito pelo contrário. A concorrência com os gigantes da Premier League, como Chelsea, Manchester United, Manchester City, Arsenal e Liverpool, deixava os Foxes distantes de qualquer prognóstico. A inconstância dos rivais e o acerto do time, com o dedo do técnico Claudio Ranieri, foram dando margem ao sonho, que a cada rodada foi se transformando em realidade. Até o próprio Tottenham, único que pode tirar o título, também não era cotado para levantar o troféu.

- Agora é a oportunidade para vencer o título, nunca se sabe o que acontecerá no ano seguinte. É uma oportunidade numa vida. Na próxima temporada, Manchester United, Chelsea, Manchester City e Arsenal vão estar no topo. Mas nós estamos lutando. Sou um homem pragmático e precisamos de mais três pontos - disse Claudio Ranieri.

A própria Leicester não está acostumada com o sucesso de seu time. Ao contrário de tradicionais pontos do futebol na Inglaterra, como Londres, Manchester e Liverpool, a cidade de cerca de 300 mil habitantes passou a respirar ares diferentes nos últimos meses. Tanto que o município britânico se pintou com as cores do clube em uma campanha chamada 'apoiando os azuis'. Ranieri ganhou um muro personalizado, o rosto de Vardy estampou um café batizado de Vardyccino, projetores colocaram imagens do atacante e do argelino Mahrez, um dos principais jogadores do time.

- Estamos lutando para fazer deste sonho uma realidade, mas ainda não é. Posso perceber toda a felicidade na cidade, mas temos de trabalhar. Domingo será um jogo muito difícil e tenho muito respeito por Louis Van Gaal e os seus torcedores, mas vamos com a mesma mentalidade. É como nos filmes de Hollywood: queremos um final feliz - afirmou Ranieri.

Os jogadores do Leicester têm tudo para virar heróis na cidade. Ao menos, status de ídolos eles já têm. O prefeito está em êxtase. Com aval da população, ele pode mudar o nome de ruas. Já imaginou a Ranieri Road? A Vardy Vale? Assim, algumas ruas e avenidas do município poderão ser chamadas se o time levantar o troféu.

UNITED NÃO QUER COMEMORAÇÃO NO OLD TRAFFORD

Acostumado a ver títulos do Manchester United, o Old Trafford pode ser palco de comemoração do Leicester. No entanto, os Red Devils estão prontos para estragar a festa dos Foxes, principalmente porque a equipe ainda luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

- Temos de vencer o Leicester porque ainda estamos na luta pelas primeiras posições. Não podemos permitir que sejam campeões, neste domingo, em Old Trafford. Penso que vencerão o campeonato uma semana depois, por isso não estragamos a festa, só a adiamos um pouco - disse o técnico Louis Van Gaal.

O título inglês poderá sair nesta rodada até em caso de derrota do Leicester para o Manchester United. Na segunda-feira, o Tottenham visita o Chelsea, no Stamford Bridge, e, se perder o dérbi londrino, o troféu vai automaticamente para os Foxes.

Caso o título do Leicester não saia nesta rodada, a equipe terá ainda mais dois jogos para conquistar o caneco: Everton (casa) e Chelsea (fora).