Topo

Rio-2016: Prefeitura confirma que pira olímpica ficará na Praça Mauá

27/04/2016 19h48

Uma das maiores incógnitas à respeito dos Jogos Olímpicos do Rio, enfim, foi resolvida. Ontem, a prefeitura da cidade confirmou que a pira olímpica ficará na Praça Mauá, na região portuária da capital carioca.

Essa será apenas a segunda vez na história do evento em que o símbolo será exibido fora de um estádio olímpico, sendo que a primeira delas aconteceu em uma disputa de inverno, em Sochi (RUS), em 2014.

O estádio olímpico dos Jogos do Rio, o Engenhão, inclusive, não receberá as cerimônias de abertura e encerramento, como é tradição, já que elas serão realizadas no Maracanã.

A revitalização da região portuária foi uma das principais obras de legado para a Olimpíada, com a criação do Museu do Amanhã, da Orla Conde e da própria Praça Mauá.

O conjunto de instalações recebeu o nome de Porto Maravilha e, durante os Jogos, será transformado em um "boulevard olímpico", com a instalação de palcos para shows e telões para exibir as competições. Esse será um dos "Live Sites", implantados durante o evento, com atividades gratuitas abertas ao público. O outro será instalado no Parque Madureira.