Topo

Guardiola elogia o Atlético de Madri: "chegou ao nível de Real e Barcelona"

Rafael Marchante/Reuters
Imagem: Rafael Marchante/Reuters

26/04/2016 16h36

Atlético de Madrid e Bayern de Munique fazem nesta quarta-feira o jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões. De um lado, o Colchonero, dono da melhor defesa da competição, com cinco gols sofridos (mesmo número do Real Madrid). Do outro lado, a equipe bávara, que possui o ataque mais eficaz, com 28. Em entrevista coletiva, o técnico Pep Guardiola elogiou o sistema defensivo da equipe espanhola e ainda colocou o time no mesmo patamar de Barcelona e Real Madrid.

"Estamos muito felizes por estar aqui. Sabemos que todos os semifinalistas são adversários muito complicados e não à toa chegaram até aqui. O Atlético, nos últimos tempos, conseguiu se manter competitivo em relação a Real Madrid e Barcelona, o que, para mim, é o maior título que eles conseguiram. É um lindo jogo e muito difícil. Vamos tentar jogar bem para nos classificar", disse o treinador. 

"O Atlético faz muitas coisas bem. Há cinco anos que não jogo contra eles, mas, pelo que vejo, defendem bem, sim, mas são muito bons em outras coisas. Para lutar por todos os títulos como têm feito nos últimos anos. Todos vêm o mesmo Atlético que eu. Ganham a cada três dias, algo que parecia exclusivo do Barcelona e do Real Madrid na Espanha. Com a regularidade que tem, chega-se a discutir sobre o favorito quando jogam com Barcelona ou Real Madrid. Isso é como um título", completou. 

Guardiola ainda está na expectativa de conquista a Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique antes de se mudar para o Manchester City.

"Estamos bem, chegamos três vezes às semifinais da Liga dos Campeões em três temporadas. Em Munique se diz que se não ganharmos a competição, o trabalho não terá sido completo. Tenho que aceitar. Em Munique, estou melhor como treinador, mais tranquilo. Tentaremos chegar a final outra vez, como foi contra o Real Madrid há dois anos e contra o Barcelona na temporada passada".

Xabi pede paciência ao Bayern 

O volante Xabi Alonso conhece bem o Atlético de Madrid. Antes de chegar ao Bayern, ele atuou no Real Madrid por cinco temporadas. Em coletiva nesta terça-feira, o jogador afirmou que os bávaros vão ao Vicente Calderón pensando na vitória.

"Temos de ser inteligentes. Sabemos que é uma eliminatória de 180 minutos, mas não vamos jogar por um empate em Madri. Nosso objetivo é vencer. É sempre difícil jogar no Vicente Calderón porque tem um ambiente especial. Os torcedores do Atlético são muito empolgados e apoiam a equipe com muita paixão", comentou o jogador.

Alonso concordou com as palavras do técnico Pep Guardiola. Para o volante, o Atlético tem outras qualidades além do forte sistema defensivo.

"Acredito que será um jogo muito equilibrado. O Atlético está entre as equipes da elite do futebol europeu. Temos dois jogos intensos pela frente. Vai ser difícil seguir em frente. A defesa é um ponto forte deles, mas sabem jogar futebol e são perigosos no ataque. Recuperam a bola com muita marcação e depois jogam de forma rápida".