Topo

Autoridades inglesas são apontadas como culpadas pela tragédia de Hillsborough

26/04/2016 12h21

A Justiça inglesa encerrou nesta terça-feira o processo sobre a tragédia de Hillsborough, que vitimou 96 pessoas em 1989. Um júri do país concluiu que os responsáveis pelas mortes e centenas de torcedores feridos no jogo entre Nottingham Forest e Liverpool, pela semifinal da Copa da Inglaterra daquela temporada, foi das autoridades, e não dos fãs, considerando que houve negligência.

O inquérito apontou responsabilidade para policiais e os serviços de emergência. Desta forma, entidades e até mesmo o então chefe da polícia de South Yorkshire, David Duckenfield, que era o chefe da segurança da partida, devem ser responsabilizados. O estádio estava superlotado e 96 morreram esmagadas e pisoteadas. Cerca de 800 pessoas ficaram feridas no triste episódio.

O inquérito inicial foi colocado em dúvida em 2012. Na ocasião, foi publicado um relatório de uma investigação independente sobre a tragédia de Hillsborough, que tinha mais de 450 mil páginas. Ele apontava para mortes acidentais e afirmava que policiais e o serviços de emergência haviam alterados provas. Por isso, a culpa havia recaído para os torcedores do Liverpool, que estariam embriagados.

O júri, composto por seis mulheres e três homens, concordaram que houve erro de planejamento da segurança, o que ocasionou a morte dos torcedores. Além disso, concluiu que os serviços médicos não estavam preparados para o evento.