Topo

Veja como será o novo Camp Nou para 105 mil torcedores

21/04/2016 09h51

Com a crise dentro de campo amenizada após a goleada por 8 a 0 sobre o La Coruña nesta quarta-feira, o Barcelona apresentou como será o novo Camp Nou após a reforma.

O novo estádio ficará pronto para a temporada 2021/22 e terá capacidade para 105 mil espectadores.

A futura casa do Barça foi mostrada com a presença de Iniesta, Messi, Mascherano e Busquets. A maquete chegou do Japão, onde fica o estúdio vencedor, e o patrocinador vai bancar parte das obras.

"O clube dá um passo muito importante em sua história. Um estádio assim é uma grandíssima notícia para todos. Cada um poderá desfrutar do estádio de uma forma diferente. Eu, jogando? Não jogando...", brincou Iniesta.

"Faz 66 anos do primeiro referendo para a construção do Camp Nou atual. O estádio envelheceu. Foi o melhor estádio do mundo, mas já não é. O Camp Nou atual já não se pode melhorar. Cerca de 40% do estádio não foi tocado desde a sua inauguração, disse Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona. "Os jogadores terão a melhor instalação para jogar futebol. Barcelona e (o bairro) Les Corts aproveitarão de um espaço aberto, novo. Será um novo ícone de Barcelona. É um projeto do Barça e um motor econômico para a cidade."

Novo Camp Nou (maquete) - Lluis Gene/AFP - Lluis Gene/AFP
Barcelona apresenta maquete do novo Camp Nou
Imagem: Lluis Gene/AFP

Jordi Moix, responsável pelo "Espai Barça", garantiu que não será necessário o time sair de casa durante as obras. A intenção é que ele esteja completamente remodelado para a temporada 2021/22. Mas, em alguns momentos, a capacidade será reduzida.

"Queríamos um estádio mais democrático e aumentar os serviços. Não vamos fazer fachadas, nossa melhor característica é abrir o melhor do campo ao exterior. Não deixaremos de jogar nenhuma partida aqui", disse.

Maquete do Camp Nou - Lluis Gené/AFP Photo - Lluis Gené/AFP Photo
Imagem mostra dependências do futuro Camp Nou
Imagem: Lluis Gené/AFP Photo

É ainda provável que o Barcelona acabe vendendo os naming rights. Não foi divulgado o preço da reforma. A Qatar Airways, atual patrocinadora master da equipe, é uma das candidatas.

Segundo informações da imprensa espanhola veiculadas nos últimos meses, o Barça pretende receber entre 20 e 35 milhões de euros (R$ 82,6 e R$ 144,6 milhões) por ano, e fazer um contrato para 20 a 30 temporadas.

Na primeira fase da obra, a atual capacidade de pouco mais de 99 mil vai cair para 85 mil, mas logo no início da temporada de 2017/18, sobe para 95 mil. Na pré-temporada seguinte volta a descer para a casa dos 80 mil, mas logo vai até superar os 100 mil, mas não muito. Em 2019/20, o Camp Nou vai passar a temporada recebendo 94 mil pessoas, mas no ano seguinte já vai para o seu tamanho final, capaz de receber 105 mil torcedores. Na última etapa será construída a cobertura.