Topo

Arenas olímpicas são alvo de queixas de Federações internacionais

19/04/2016 17h17

A terça-feira foi de críticas as instalações olímpicas dos Jogos do Rio, que acontecem em agosto. Em reunião realizada na Suíça, federações internacionais mostraram descontentamento com alguns pontos ocorridos em eventos-testes, sobretudo o da Ginástica, que é realizado desde o fim de semana na HSBC Arena, na Barra da Tijuca.

- Eles estão deixando a desejar em detalhes muito importantes em cada arena - afirmou Francesco Ricci Bitti, presidente da Associação Internacional das Federações Olímpicas (ASOIF, na sigla em inglês) durante entrevista coletiva.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) foi quem mais reclamou. Houve queda parcial de energia no treino oficial e atraso na competição, no domingo, por conta de uma falha em um gerador que acabou caindo com o sistema de pontuação. O problema se repetiu em menor escala nesta terça-feira, durante a disputa da Ginástica de Trampolim.

- O mais preocupante é que estão tendo problemas com o sistema de pontuação da Omega. Além disso, as quedas de energia enquanto os atletas estavam competindo é um problema sério - afirmou Ron Froehlich, oficial da FIG.

Quem também mostrou preocupação foi a Federação Internacional de Rugby (World Rugby). Mark Egan, chefe de esportes e performance da entidade falou sobre a obra da instalação que abrigará a modalidade, que terá capacidade para 15 mil pessoas, em Deodoro.

- Enfrentamos alguns desafios para deixar a sede completa. Apesar do fato de estarmos com o cronograma atrasado e não exatamente onde gostaríamos de estar, estamos confiantes após alguns encontros - disse.

O Comitê Rio 2016, através de sua assessoria de imprensa, informou que as reclamações não causaram nenhum tipo de incômodo ou preocupação. Segundo a entidade, o evento-teste serve justamente para analisar possíveis falhas e assim realizar melhorias para evitar problemas durante os Jogos. Com relação a queda de energia, o problema aconteceu nos geradores e será resolvido. A HSBC Arena atenderá as expectativas.

Já o Diretor executivo de Esportes da Rio-16. Agberto Guimarães, em declaração a Associated Press, minimizou as reclamações.

- Posso assegurar a vocês que não teremos nenhum problema na hora dos Jogos em nenhum dos esporte