Topo

Opinião: Ricardo acertou, mas time precisa merecer voto de confiança

25/02/2016 09h30

Se a torcida do Botafogo estava desconfiada com as atuações medianas do time contra os pequenos no Carioca, a boa exibição no Clássico Vovô mostra que o técnico Ricardo Gomes está, aos poucos, encontrando o caminho certo. Diante do Fluminense, o treinador alvinegro conseguiu exatamente o que pretendia quando escalou o esquema com três volantes, mas não obteve muito sucesso contra a Cabofriense.

No clássico, a formação pensada por Ricardo Gomes encaixou muito bem contra o adversário de um nível técnico mais elevado. O treinador também teve mérito ao sacar do time o argentino Gervásio Nuñez e colocar o garoto Ribamar, que não sentiu a pressão do jogo, esbanjou disposição e ajudou o time a vencer, marcando o seu primeiro gol como profissional.

Além de ver Ribamar incomodar a defesa adversária, Ricardo Gomes também acertou ao dar uma chance a Joel Carli. O argentino correspondeu, fez um partidaço e cumpriu muito bem o papel de xerife, anulando o atacante Fred com muita catimba. A boa atuação do zagueiro portenho mostra que o carismático Renan Fonseca agora tem uma sombra de respeito.

Sem dúvidas, a vitória sobre o Tricolor e a classificação antecipada enchem de moral o time e massageia o ego do mais exigente torcedor alvinegro. No entanto, a fala lúcida do técnico Ricardo Gomes após o jogo deixa bem claro que é preciso deixar a euforia de lado e se superar a cada partida. Contra o Vasco, no domingo, o Botafogo precisa provar novamente que merece um voto de confiança.