Topo

Comitê de Apelação da Fifa decide diminuir pena de Blatter e Platini

24/02/2016 15h11

O Comitê de Apelações da Fifa reduziu nesta quarta-feira a punição imposta a Joseph Blatter e Michel Platini de oito para seis anos. Os ex-cartolas haviam sido suspensos por infringirem artigos do código de ética da entidade e recorreram da decisão.

De acordo com comunicado do Comitê de Apelações, os recursos de Blatter e Platini foram aceitos nos artigos 21 (suborno e corrupção), ao constatar que não há provas suficientes de que eles quebraram tal conduta. No entanto, eles tiveram o pedido recusado nos artigos 13 (condutas das regras gerais), 15 (lealdade), 19 (conflito de interesses) e 20 (oferecer e aceitar presentes e outros benefícios) do código de ética da entidade máxima do futebol.

- Embora concordando com os princípios e argumentos apresentados pela câmara decisória no cálculo das sanções, o Comitê de Apelação determinou que alguns fortes fatores atenuantes para Platini e Blatter não foram levados em conta quando da determinação da punição. Neste sentido, entre outros, o Comitê de Apelação considerou que as atividade de Platini e Blatter e os serviços que prestaram à Fifa, à Uefa e ao futebol, em geral, ao longo dos anos, merecem o devido reconhecimento como um fator atenuante - explicou o Comitê.

- Assim, depois de cuidadosamente analisar e levar em consideração as circunstâncias atenuantes excepcionais dos casos, determinou-se a redução de um ano da proibição de cinco anos para a violação do arttigo 20 foi adequada, e da mesma forma uma redução da proibição de três anos para as outras violações de um ano também foi adequada