Veja quais são os tenistas que estão garantidos no ATP Finals
O ATP Finals marca o encerramento do calendário do tênis mundial. O torneio reúne os oito melhores ranqueados, divide-os em dois grupos e, em jogos de turno único, define os semifinalistas e coroa o melhor jogador entre o top 8 do mundo.
A competição começa no dia 9 de novembro, em Turim, na Itália. A Gazeta Esportiva fez um levantamento sobre o torneio que encerra a temporada do circuito profissional.
QUALIFIED! ?
7-time champion @DjokerNole has officially qualified for the 2025 Nitto ATP Finals ?#NittoATPFinals pic.twitter.com/pEoQ9mMkse
? ATP Tour (@atptour) October 18, 2025
Sempre eles!
Apenas três tenistas já estão confirmados no ATP Finals: Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, vencedores dos quatro Grand Slams deste ano; e Novak Djokovic, maior campeão do torneio. O espanhol e o italiano garantiram suas vagas em julho e agosto, respectivamente. Já o sérvio de 38 anos carimbou seu passaporte neste sábado.
Sinner venceu o Aberto da Austrália e o Torneio de Wimbledon, enquanto Alcaraz conquistou Roland Garros e o Aberto dos Estados Unidos. O italiano defende seu título do ATP Finals e busca o bicampeonato. Já o espanhol, atual número 1 do mundo, ainda não levantou essa taça.
Do outro lado, Novak Djokovic é o maior campeão da competição. O sérvio é heptacampeão e levantou a taça do ATP Finals em 2008, 2012, 2013, 2014, 2015, 2022 e 2023.
Também já está confirmado que os dois tenistas da nova geração estarão em grupos diferentes ? um será o cabeça de chave do Grupo 1, e o outro, do Grupo 2. Ainda não há a confirmação da posição final de Novak para o torneio.
Corrida pelas cinco vagas restantes
Com Alcaraz e Sinner disparados no ranking, as cinco vagas restantes ainda estão em disputa. No Masters de Paris, que será realizado entre 27 de outubro e 2 de novembro, os últimos classificados serão definidos.
Os mais cotados para completar o grupo são os atuais números 3 e 4 do ranking da ATP: Alexander Zverev, Taylor Fritz. Os dois tiveram bom desempenho ao longo da temporada e precisam chegar, no mínimo, às oitavas de final para carimbar o passaporte para Turim.
Ben Shelton, Alex de Minaur e Lorenzo Musetti atualmente completam o top 8 e têm boas chances de manter suas posições. No entanto, Holger Rune, Casper Ruud e Karen Khachanov ainda sonham com a classificação e tentarão surpreender na reta final.





















Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.