Corinthians encontra soluções na base e potencializa jovens com trabalhos individualizados
O técnico Dorival Júnior precisou encontrar alternativas em meio à onda de lesões que assola o Corinthians desde sua chegada. A solução encontrada pela comissão foi apostar nos garotos formados nas categorias de base. Os jovens vêm correspondendo, e o Timão tem colhido frutos do trabalho feito pelo comandante.
Um exemplo recente é o volante André, que balançou as redes pela primeira vez no profissional no último sábado. Ele iniciou a jogada do terceiro gol, acompanhou o lance e chegou à grande área, batendo colocado para marcar o último gol da vitória alvinegra sobre o Mirassol, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro.
André fez sua estreia pelo Corinthians na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã, no último dia 13 de setembro. Ele começou a ser relacionado em meio às ausências de peso no meio-campo. Contra o Tricolor carioca, por exemplo, Dorival não dispôs de Raniele, Charles, Carrillo, Rodrigo Garro e José Martínez (lesionados), além de Breno Bidon (suspenso).
Outro mérito da comissão técnica de Dorival no Corinthians foi acreditar em Gui Negão. O centroavante começou a ganhar oportunidades enquanto Yuri Alberto e Memphis Depay se recuperavam de suas respectivas lesões. O treinador poderia ter apostado em nomes mais experientes, como Romero e Talles Magno, mas optou por montar um ataque prezando pela juventude, com Gui ao lado de Kayke.
Com vocês, André Luiz! ????
? Rodrigo Coca / Corinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/BQiBZFKGuL
? Corinthians (@Corinthians) October 5, 2025
Enquanto Kayke teve atuações mais tímidas, Gui Negão passou por uma ascensão quase meteórica. O centroavante, por exemplo, foi a principal figura na classificação do Corinthians sobre o Athletico-PR, rumo às semifinais da Copa do Brasil. Ele contribuiu com dois gols e uma assistência no mata-mata que terminou com placar agregado de 3 a 0 para o Timão.
Gui Negão, inclusive, promete desafiar a titularidade da dupla Yuri Alberto e Memphis Depay. O jovem de 19 anos soma cinco gols e uma assistência em 14 jogos no profissional nesta temporada e pode dar uma 'dor de cabeça boa' para a comissão técnica de Dorival montar o ataque titular do Corinthians.
Outros nomes da base que têm conquistado espaço sob o comando de Dorival são Dieguinho e Luiz Gustavo Bahia. Os dois foram menos utilizados que os demais atletas mencionados, mas treinam diariamente com os profissionais e miram uma oportunidade no time de cima.
Trabalhos individualizados
O trabalho da comissão técnica não é apenas dar oportunidades, mas sim acreditar que esses garotos, quando acionados, podem fazer a diferença. No Corinthians, com a necessidade aliada à filosofia de Dorival Júnior, isso tem sido feito. As soluções encontradas são caseiras.
Não à toa, a comissão técnica tem o desejo de dar sequência a este trabalho. Na última semana, duas jovens promessas treinaram pela primeira vez no profissional: Guilherme Amorim, meia destaque do Timão sub-17, e Miguel Moscardo, atacante do sub-15.
"Importante é falar um pouco mais sobre a chegada desses meninos. Tanto Gui Negão, hoje o André, Dieguinho, [Luiz Gustavo] Bahia, Kayke que já até estava no elenco, mas hoje recebendo uma minutagem um pouco maior. Meninos que vêm sendo preparados. Desde que chegamos aqui, temos trazido alguns meninos para cá [profissional]. Estamos de olho em outros também. Trouxemos essa semana [passada] o Gui Amorim [do sub-17] e o Moscardinho [do sub-15]. Tentamos conhecer o máximo possível dos atletas da base para que possam vir. Estão passando por um processo de adaptação", afirmou o auxiliar técnico Lucas Silvestre.

Gui Amorim, joia do sub-17
A comissão técnica do Corinthians tem feito um trabalho individualizado com os garotos da base. Em razão do grande número de desfalques, alguns processos foram acelerados, mas os jovens responderam bem. O principal foco tem sido no ganho de massa dos jogadores, com cuidados especiais em relação à parte física.
"Hoje, o André entrou e jogou, conseguimos dar uma minutagem um pouco maior para ele. Fizemos o mesmo processo com o Gui [Negão]. O Dieguinho também está passando por esse processo. Então, enaltecer o trabalho desses meninos. Não só do professor Dorival, mas toda a comissão técnica. A gente vem fazendo [trabalhos] com eles, o ganho de massa que os meninos vêm tendo com relação à parte física. Preciso valorizar o que toda a comissão tem feito com relação à parte física, o trabalho individualizado que os analistas têm feito com esses meninos, para que a gente consiga deixar esses meninos prontos o mais rápido possível. É importante valorizar todo esse trabalho", completou o profissional.
Situação do Corinthians no Brasileirão
Com o triunfo sobre o Mirassol, o Corinthians voltou a vencer após três rodadas no Campeonato Brasileiro. O Timão ocupa a 12ª colocação na tabela de classificação, com 33 pontos, e abriu uma distância maior da zona de rebaixamento - está a oito pontos do Vitória, primeiro time no Z4.
Próximos jogos do Corinthians
- Santos x Corinthians (28ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 15 de outubro (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Corinthians x Atlético-MG (29ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 18 de outubro (sábado), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)




















Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.