Zé Ivaldo toma conta da zaga do Santos, mas finaliza semestre como incógnita

Contratado por empréstimo junto ao Cruzeiro até o fim de 2025, Zé Ivaldo chegou ao Santos com status de reforço importante para a temporada. Com uma trajetória sólida no Athletico-PR e passagens por Vitória e Cruzeiro, o zagueiro alagoano de 27 anos não demorou a conquistar a confiança do então técnico Pedro Caixinha. O defensor teve um desempenho seguro nas disputas por baixo e liderança no setor defensivo ? sinais claros de que ele havia tomado conta da zaga alvinegra.

Vale destacar que, por boa parte do primeiro semestre, a principal dúvida da comissão técnica santista no setor defensivo era a definição de qual zagueiro iria formar dupla com Zé Ivaldo.

Zé Ivaldo chegou a ser o segundo jogador com mais participações na temporada, atrás apenas do goleiro Gabriel Brazão. Sua ausência mais longa havia ocorrido apenas por suspensão ou expulsão. Atualmente, o ex-cruzeirense é o terceiro, já que Guilherme assumiu a vice-colocação no quesito. No entanto, a pausa para a data Fifa mudou o panorama.

João Basso, antes encostado por Caixinha e alvo de críticas da torcida, foi reintegrado ao time. Aproveitou a suspensão de Zé Ivaldo contra o Vitória, foi bem em campo e não saiu mais da equipe. Na sequência, mesmo com o retorno do antigo titular contra o Botafogo, Cleber optou por manter Basso ao lado de Luan Peres contra o Fortaleza ? escolha que se mostrou eficaz, culminando na vitória e a saída do Santos da zona de rebaixamento. Nesta partida, Zé Ivaldo entrou no segundo tempo e ficou na lateral direita.

Continua após a publicidade

Com o segundo semestre se aproximando e a disputa na zaga em aberto, Zé Ivaldo terá que reconquistar seu espaço em meio à concorrência interna e ao novo estilo de jogo de Cleber Xavier. O defensor que começou o ano como pilar da defesa alvinegra agora busca recuperar o protagonismo que lhe escapou silenciosamente.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.