Hugo Calderano conquista bicampeonato de Liga Alemã em despedida de equipe

Hugo Calderano encerrou sua trajetória de nove temporadas pelo Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, sendo campeão da Liga Alemã de tênis de mesa. Neste domingo, o terceiro colocado do ranking mundial foi decisivo para a equipe na vitória por 3 games a 2 sobre o Borussia Düsseldorf, na final disputada em Frankfurt.
O próximo desafio de Hugo será o WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Cabeça de chave número um da competição, o brasileiro estreará na chave principal na próxima quinta-feira, contra adversário a ser definido em sorteio.
Em janeiro, o carioca de 28 anos já havia conduzido o clube à conquista da Copa da Alemanha: venceu as suas quatro partidas e acabou eleito o Melhor Jogador do Final Four. Na Liga, foi o grande destaque da equipe, alcançando o melhor desempenho entre todos os jogadores da competição, com 91% de aproveitamento.
Este foi o quarto título de Hugo defendendo Ochsenhausen. Os outros dois foram conquistados na temporada 2018/19, quando repetiu a dobradinha na Liga Alemã e na Copa da Alemanha. Foram as primeiras taças do clube após um hiato de 15 anos.
O título da Liga Alemã amplia a sequência de grandes resultados de Hugo. Nos últimos dois meses, ele conquistou os maiores feitos da sua carreira: o título da Copa do Mundo e, mais recentemente, a medalha de prata no Campeonato Mundial.
O confronto
Hugo abriu o confronto deste domingo derrotando o alemão Timo Boll por 3 sets a 2 (11/4, 11/8, 7/11, 8/11 e 11/9). O também alemão Dang Qiu (12º do ranking) deixou tudo igual ao fazer 3 a 2 no francês Simon Gauzy (35º).
Na sequência, o japonês Shunsuke Togami (30º) recolocou Ochsenhausen em vantagem com uma vitória por 3 a 0 sobre o sueco Anton Källberg (14º). Hugo voltou à mesa, mas acabou superado por Dang Qiu por 3 a 0 (8/11, 11/13 e 5/11).
As duplas decidiram o duelo no quinto jogo. Gauzy/Togami venceram Boll/Kallberg por 3 a 0 e garantiram a quinta taça de Ochsenhausen na história da competição. De quebra, a equipe também interrompeu a sequência de títulos de Düsseldorf, campeão nas quatro temporadas anteriores.
A final marcou ainda a aposentadoria de Timo Boll, ex-número um do mundo. Lenda do tênis de mesa alemão, o atleta recebeu uma série de homenagens antes e após o confronto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.