Entenda a programação do Santos durante a pausa para o Mundial

O Santos definiu a sua programação durante a pausa no calendário para o Mundial de Clubes. A competição será realizada nos Estados Unidos entre os dias 14 de junho e 13 de julho. Como não disputará o torneio, o Alvinegro Praiano terá o período livre.

O que aconteceu

A programação do Santos será dividida em duas partes: férias ao elenco e intertemporada após a reapresentação. Os jogadores sairão de férias já nesta sexta-feira, um dia após a vitória por 3 a 2 sobre o Fortaleza, fora de casa, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Cléber Xavier deu alguns detalhes sobre os trabalhos que os atletas farão em meio às férias programadas.

O elenco santista tirará férias dos dias 13 a 26 de junho, totalizando um período de 14 dias. A reapresentação do grupo, portanto, está agendada para o dia 27 do mesmo mês, uma sexta-feira.

Vale lembrar que tanto os jogadores como o clube seguem o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que obriga que o trabalhador tenha férias remuneradas de 30 dias após um período de 12 meses trabalhados.

Devido ao calendário estreito do futebol brasileiro, o Santos não teria tempo hábil para dar os 30 dias de férias ao elenco no final do ano. Em razão da disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Brasileirão deve terminar por volta do dia 20 de dezembro, e o Paulistão tem começo previsto para o início de 2026.

Neste sentido, a diretoria alvinegra optou por dividir as férias dos atletas em dois períodos. O primeiro será durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, enquanto o segundo deve acontecer após o fim da atual temporada. Outros clubes do futebol brasileiro, como Corinthians e Vasco, também seguirão esse padrão.

Após as férias, a partir do dia 27 de junho, o Santos começará a se preparar para o clássico contra o Palmeiras, seu próximo adversário no Campeonato Brasileiro. Os detalhes do jogo, como data e horário, ainda serão confirmados pela CBF em breve.

Cléber Xavier, então, apontou alguns pontos que o Santos pode evoluir durante a pausa para o Mundial de Clubes. Na visão do treinador santista, a parte ofensiva precisa ser melhor trabalhada.

Continua após a publicidade

Vamos descansar. Os atletas irão receber um manual de trabalho físico para que descansem trabalhando nesse período de férias. Depois, temos mais 15 dias antes do jogo contra o Palmeiras. Aí é evolução física e tática da equipe. Sobre novos jogadores, não é hora de falar disso.

O Santos pode melhorar tudo. Trabalho no futebol é evoluir a cada dia. Por isso que eu coloco a questão mental e a questão física. São duas dimensões do jogo junto com a técnica e a tática. Temos tecnicamente grandes jogadores, taticamente a equipe evoluiu no sentido defensivo. Precisamos trabalhar mais a parte ofensiva. Fizemos um jogo interessante e de muita qualidade contra o Botafogo sem um nove. Com a ausência do Neymar hoje, tivemos que trabalhar com um nove.
Cléber Xavier

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.