Taiane Justino bate recorde no levantamento de pesos feminino
O último dia do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos, no Centro Universitário da Unifemm, em Sete Lagoas (MG), teve um desempenho histórico de Taiane Justino. A atleta quebrou seus próprios recordes, conquistou índice para o Mundial Adulto com relativa facilidade e levantou a maior carga da história do levantamento de pesos do Brasil.
Taiane Justino tinha uma missão primordial na disputa da categoria acima de 86 kg feminino: conquistar o índice para disputar o Mundial Adulto, na Noruega. Mas entregou muito mais do que isso, com um desempenho impressionante na plataforma.
Ela iniciou com uma carga relativamente tranquila no arranco, de 105 kg. Mas logo teve sede de conquistar mais. O primeiro recorde a ser batido era o seu pessoal, de 110 kg. Pediu 111 kg na segunda tentativa e cumpriu, sem muitos problemas. A terceira seria para se aproximar do índice do Mundial e quebrar o recorde feminino do arranco em todas as categorias. Ela pediu 115 kg, três a mais do que Laura Amaro havia conseguido em 2023, na mesma cidade de Sete Lagoas. Taiane sofreu, mas cumpriu o exercício com êxito.
Na primeira pedida do arremesso, já se livrou da principal missão. Pediu 138 kg, dois quilos a mais que o necessário para carimbar o passaporte, e novamente funcionou. Passo seguinte, quebrar seu próprio recorde do arremesso e ser a mulher com maior carga levantada em todos os tempos, nos dois exercícios e no total. Deu certo, novamente. Para finalizar o show, chegou a 150 kg no arremesso.
"Agora, o meu objetivo é melhorar performance, conseguir mais peso e o meu sonho é chegar à Olimpíada, mas chegar para conquistar um pódio olímpico. Se Deus quiser e graças ao trabalho da minha equipe, vai dar certo. Estou arrepiada até agora, muito feliz, foi meu melhor resultado até hoje", comemorou Taiane.
Na prova, a veterana atleta olímpica Jaqueline Ferreira ficou em segundo lugar, com um total de 195kg e a baiana Hortência Marques ficou com o bronze, somando 171 kg.
Laura e Matheus fazem boas participações
Na disputa da outra categoria feminina do dia, para atletas de até 86 kg, Laura Amaro foi absoluta. Tanto que foi a melhor atleta feminina da competição - Thiago Félix venceu entre os homens. Sem precisar buscar índices para as competições internacionais da temporada, em razão de já ter conquistado anteriormente, ela venceu sem forçar muito novos recordes pessoais. Cumpriu bem 100 kg e 105 kg no arranco, falhando com 110 kg. No arremesso, fez 130 kg e 136 kg, errando somente com 140 kg. Em pódio todo fluminense, Beatriz Martinho foi vice-campeã, com total de 205 kg, e Victoria Rodrigues ficou em terceiro, com 195 kg.
Campeão mundial sub-20 há menos de um mês e com índices para o Mundial Adulto, Matheus Pessanha participou do Brasileiro com a missão de vencer a categoria até 110 kg. No arranco, fez apenas a primeira pedida, com 155 kg, desistindo de ir à plataforma nas seguintes. No arremesso, também teria facilidade para vencer muito antes, já que cumpriu 180 kg na primeira.
Porém, o espírito de competição parece ter falado mais alto, mesmo sem valer medalhas. Isso pelo fato de um argentino, Joaquin Jones, que disputava o torneio como convidado, ter feito a mesma carga na primeira tentativa. O brasileiro fez outras duas tentativas corretas, com 190 kg e 200 kg, sendo o melhor da bateria, entre participantes e convidados, com um total de 380 kg levantados.
A marca de Matheus era 20 quilos abaixo do que o seu recorde mundial sub-20 do arremesso, de 220 kg. O argentino só chegou a 186 kg. Na disputa do Brasileiro, o paulista Gabriel Portela ficou com a prata (325 kg) e o amazonense Pedro Greco faturou o bronze (293 kg).
Cristhian bate recordes
Cristhian Izaías disputou o Mundial Sub-20 há menos de duas semanas. E ele provou que pode ir muito mais longe. Na disputa da categoria acima de 110 kg masculino, fechando o Campeonato Brasileiro, superou seus próprios recordes, conquistados na competição de Lima, no Peru. Ele estabeleceu as marcas de 150 kg no arranco, 190 kg no arremesso e 340 kg no total. O paulista Leonardo Bermejo foi o vice-campeão, com 275 kg, e o paranaense Igor Mariano ficou com o bronze, somando 271 kg.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.