Futura equipe de Bortoleto, Audi é contra possível retorno dos motores V10 à F1
A Audi, equipe de Gabriel Bortoletto na Fórmula 1 a partir de 2026, se opôs à possível mudança dos motores híbridos turbo, aprovados para a próxima temporada, para motores V10 com combustíveis sustentáveis em 2028 ou 2029.
"Although our position wasn't favourable, it was good to be able to continue and finish the race as it was my first full dry race. I took it as a chance to learn more about tyre management and our pace, understanding how we stand compared to the others." - @gabortoleto85 ?... pic.twitter.com/hYzpDDQ4mK
? Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) March 23, 2025
A F1 está avaliando a possibilidade de cancelar as novas regras de motores híbridos que passarão a valer em 2026. A Audi, equipe que comprou a Sauber de Gabriel Bortoleto e que entrará na competição no ano que vem, foi contra a ideia.
A montadora afirma que a mudança estabelecida para a próxima temporada foi fundamental para a decisão de se juntar à F1. As novas regras para 2026 aumentam a eficiência da unidade elétrica do motor em 50%. Este foi um dos fatores que levou a fabricante alemã a entrar para a Fórmula 1.
A Ferrari e a Red Bull são favoráveis ao retorno dos motores V10, mas a oposição da Audi sozinha não seria suficiente para vetar a ideia. O posicionamento da Mercedes e da Honda será crucial para a FIA decidir. Contudo, o diretor de monopostos da entidade, Nikolas Tombazis, afirmou que qualquer mudança só ocorrerá se ninguém for prejudicado.
"Se nove pessoas forem favoráveis à mudança e uma for contra, com essa pessoa estando em uma situação injusta, tentaremos protegê-la", afirmou.
A Audi entrará oficialmente como montadora da Fórmula 1 em 2026. Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro da categoria, fará parte da nova equipe na próxima temporada.
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