Brasil perde da Alemanha nas quartas do judô por equipes e vai para a repescagem
O Brasil levou a pior sobre a Alemanha neste sábado, nas quartas de final da disputa de judô por equipes, por 4 a 3, e não brigará pelo ouro da competição nas Olimpíadas de Paris. O time brasileiro, entretanto, vai para a repescagem e ainda pode faturar uma medalha de bronze.
Seis judocas brasileiros representaram o país nessa disputa: Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Beatriz Souza e Leonardo Gonçalves. Dos seis, quatro são medalhistas olímpicos.
O primeiro judoca a pisar nos tatames da Arena Campo de Marte foi Daniel Cargnin. Ele enfrentou Igor Wandtke na categoria até 73 kg e acabou perdendo por ippon. Em seguida, Ketleyn Quadros também levou um ippon de Miriam Butkereit nos 70 kg e viu os alemães abrirem vantagem de 2 a 0.
Rafael Macedo veio na sequência, nos 90 kg, e levou a melhor sobre Eduard Trippel. Ele começou perdendo ao levar um waza-ari, mas se recuperou na luta e aplicou um belo ippon sobre o adversário, diminuindo o placar.
Medalhista de ouro em Paris, Beatriz Souza foi a quarta brasileira na disputa. E venceu mais uma. Ela superou Renee Lucht na categoria acima de 70 kg, por um waza-ari, e deixou tudo igual. Na luta seguinte, Leonardo Gonçalves levou um ippon relâmpago de Erik Abramov, o que deixou a Alemanha perto da vitória.
No entanto, Rafaela Silva aplicou um lindo ippon sobre Pauline Starke nos 57 kg e voltou a empatar o placar, por 3 a 3. Sendo assim, o confronto foi para o sorteio, que definiu que o combate decisivo seria na categoria acima de 90 kg masculino, entre Léo Gonçalves e Erik Abramov. O brasileiro acabou sofrendo um waza-ari na última luta, o que fez o Brasil ser eliminado.
Na repescagem, que ocorre ainda nesta manhã de sábado, o Brasil encara a Sérvia. Se vencer, o país brigará por uma medalha de bronze na competição. Já a Alemanha mede forças com o Japão por uma vaga na final.
O judô brasileiro foi responsável por três das sete medalhas do país nesta edição dos Jogos Olímpicos. Além do ouro, conquistado por Bia Souza, Willian Lima ganhou prata e Larissa Pimenta foi bronze.
O Brasil nunca foi ao pódio na competição por equipes de judô. Historicamente, a modalidade é a que mais entregou medalhas ao país na história dos Jogos Olímpicos, com 27.
Deixe seu comentário