Guilherme Toldo, no florete, e Pietra Chierighini, no sabre, conquistam Campeonato Brasileiro Interclubes

No terceiro dia de disputa do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes adulto de esgrima, em Curitiba (PR), nesta sexta-feira, Guilherme Toldo (classificado aos Jogos Olímpicos de Paris) conquistou o título do florete masculino. Além dele, Pietra Chierighini, no sabre feminino, e a equipe paulista de espada feminina também faturaram medalhas de ouro. Já pelo Torneio Nacional Cadete (sub-17), realizado no Clube Curitibano, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Marcus Pinto.

Toldo vence o florete 

No florete masculino, classificado aos Jogos Olímpicos de Paris pelo ranking mundial e um dos destaques brasileiros da arma, Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União (RS), faturou o ouro.

Toldo foi o único floretista a superar de forma invicta a fase de pules, ficando em espera nos quadros de 64 e 32. No quadro de 16, derrotou Rafael Tomino (Paulistano/SP) por 15 a 1. No quadro de 8, venceu Pedro Nogueira (também atleta do Paulistano/SP), por 15 a 3.

Na semifinal, o adversário batido foi Pedro Marostega, seu companheiro de clube. Com uma vitória pelo placar de 15 a 8, Toldo garantiu vaga na decisão, na qual enfrentaria Heitor Shimbo, do Pinheiros (SP).

Na disputa do título, Guilherme Toldo tomou a iniciativa, conseguiu abrir boa vantagem sobre o oponente e fechou o duelo pelo placar de 15 a 3. Shimbo levou a prata, enquanto Pedro Marostega (União/RS) e Luiz Foschini (Pinheiros/SP) ficaram com as medalhas de bronze.

"A esgrima brasileira é jogada entre amigos, somos muito unidos. Na pista é cada um por si, mas há muita união nas competições nacionais", afirmou Toldo, de maneira descontraída.

Pietra Chierighini surpreende no sabre feminino

O título do sabre feminino deste Campeonato Brasileiro Interclubes foi conquistado por Pietra Chierighini, do Paulistano (SP). A final foi contra sua colega de clube, Karina Trois, que vinha credenciada pela melhor campanha desde a pule.

Continua após a publicidade

Após um duelo equilibrado, Pietra venceu por 15 a 12 e levou o título. Karina ficou com a prata. As medalhas de bronze ficaram com Ana Beatriz Fraga e Luana Pekelman, ambas do Pinheiros (SP).

"Tentei me manter tranquila. Durante a competição tive uma crise de pânico e precisei ter muita superação para conseguir esse título", declarou Pietra, visivelmente emocionada.

São Paulo domina a competição por equipes de espada feminino

O dia também foi de competição por equipes no Clube Curitibano, no caso, da espada feminino. E o time principal de São Paulo conquistou o título após derrotar na final a equipe 2 do mesmo estado, por 42 toques contra 39. Ouro e prata para as paulistas, com a equipe principal do Paraná levando a medalha de bronze. As campeãs formaram com Laura Correia (Paulistano/SP), Maria Paro (Dourado Esgrima/SP), Renata Zetterman (Paulistano/SP) e Marcela Silva (Pinheiros/SP).

Marcus Pinto é campeão no sabre cadete

Pelo Torneio Nacional Cadete, Marcus Pinto conquistou o título do sabre masculino. O atleta do Grêmio Náutico União (RP), após superar a pule, bateu sucessivamente Theo Baldin (Baldin Esgrima/SP), por 15 a 5, e Joaquim Peluso (Pinheiros/SP), por 15 a 14, garantindo vaga na decisão.

Continua após a publicidade

Na final, Marcus venceu de virada, no último toque, o Arthur Wolff (Lindóia/RS), também pelo placar de 15 a 14. As medalhas de bronze ficaram com Joaquim Peluso (Pinheiros/SP) e Samuel Oliveira (Baldin Esgrima/SP).

"Nesta final contra o Wolff, tive quer ter muita calma. Ele conseguiu muitos toques, mas tive força para reagir e vencer. Ficou feliz com o título", disse Marcus Pinto, após o duelo decisivo.

Programação

Neste sábado, em Curitiba, teremos a continuidade do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes. As provas do dia serão de espada masculino, no individual, e de florete masculino e sabre feminino por equipes. Já o Torneio Nacional Cadete chega ao seu último dia, com a competição de florete individual feminino.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes