Conheça os estádios e as cidades-sede desta Eurocopa

A Eurocopa irá começar nesta sexta-feira com a partida entre a seleção alemã e a Escócia, às 16h (de Brasília). Neste ano, o campeonato europeu será realizado na Alemanha, em dez estádios espalhados por dez cidades do país. A Euro acontecerá entre os dias 14 de junho e 14 de julho.

? UEFA EURO 2024 (@EURO2024) March 26, 2024

A Gazeta Esportiva separou algumas informações de todas as cidades e estádios desta Eurocopa, confira abaixo:

  • Berlim : Estádio Olímpico de Berlim (capacidade atual: 71.000)

A capital da Alemanha não poderia ficar de fora. Berlim será representada pelo Olympistadion ou, o estádio Olímpico de Berlim. O famoso estádio foi construído entre 1934 e 1936, para os Jogos Olímpicos de 1938. O lugar também foi o palco da final da Copa do Mundo de 2006 e da final da Liga dos Campeões de 2015 e receberá a grande final da Euro deste ano. Atualmente o Olympistadion é usado pelo Hertha Berlim e pela seleção alemã.

Continua após a publicidade

Odd ANDERSEN / AFP

  • Colônia : Estádio de Colônia (capacidade atual: 43.000)

Colônia é uma cidade de 2000 anos, com cerca de 1,086 milhão de habitantes. Seu principal ponto turístico é a Catedral de Colônia, que possui dois pináculos e é considerada um ponto de referência da arquitetura gótica. A cidade milenar será representada pelo RheinEnergieStadion, também chamado de Estádio de Colônia, casa do 1. FC Koln, equipe da cidade.

Divulgação / @fckoeln

Continua após a publicidade

  • Dortmund : Signal Iduna Park (capacidade atual: 62.000/81.365)

A cidade de Dortmund tem cerca de 590 mil habitantes e tem como principal atração o estádio do Borussia Dortmund, o Signal Iduna Park. A casa da equipe aurinegra possui capacidade para quase 82 mil pessoas, sendo considerado o maior estádio do país. Entretanto, apenas 62 mil lugares possuem cadeiras e esta será a métrica que a Uefa usará na venda de ingressos para jogos no local.

Divulgação / Borussia Dortmund

Continua após a publicidade

  • Dusseldorf : Dusseldorf Arena (capacidade atual: 47.000)
  • Dusseldorf é uma cidade localizada na parte oeste da Alemanha, com cerca de 620 mil habitantes. A região é conhecida pela indústria da moda e pelo cenário artístico. Dusseldorf será representada pela Merkur Spiel-Arena, também chamada de Dusseldorf Arena, casa do Fortuna Dusseldorf.

    • FrankfFrankfurt: Frankfurt Arena (capacidade atual: 47.000)

    Continua após a publicidade

    Frankfurt é uma cidade localizada na região central da Alemanha, à beira do rio Meno. É um grande centro financeiro que abriga o Banco Central Europeu e possui cerca de 754 mil habitantes. O Deutsche Bank Park, também chamado de Frankfurt Arena, receberá cinco partidas em toda a Eurocopa. O local é casa do Eintracht Frankfurt.

    Kirill Kudryavtsev / AFP

    • Gelsenkirchen : Arena AufSchalke (capacidade atual: 50.000)

    Gelsenkirchen é uma cidade independente ou distrito urbano, ou seja, possui estatuto de distrito fica localizada na região administrativa de Münster. O local tem cerca de 261 mil habitantes. A Veltins-Arena, ou Arena AufSchalke, receberá quatro partidas do torneio e é a casa do Schalke 04.

    Continua após a publicidade

    Ina Fassbender / AFP

    • Hamburgo : Volksparkstadion Hamburgo (capacidade atual: 49.000)

    Hamburgo é uma importante cidade portuária no norte da Alemanha e tem cerca de 1,9 milhão de habitantes. É conectada ao Mar do Norte pelo rio Elba e é cruzada por centenas de canais, além de apresentar grandes áreas repletas de parques. O Volksparkstadion foi inaugurado em 2000 e receberá cinco partidas na competição. O estádio é a casa do Hamburgo SV, que atualmente está na segunda divisão da Alemanha.

    Axel Heimken / AFP

    Continua após a publicidade

    • Leipzig : Estádio de Leipzig (capacidade atual: 40.000)

    Leipzig é uma cidade do estado da Saxónia, no leste da Alemanha e tem 590 mil habitantes. A Red Bull Arena, também chamada de Estádio de Leipzig, é a casa do RB Leipzig e possui capacidade para 40.000 pessoas atualmente.

    Odd Andersen / AFP

    Continua após a publicidade

  • Munique : Allianz Arena (66.000)
  • Munique é a capital da Bavária e abriga prédios centenários e inúmeros museus. A cidade é conhecida pela celebração anual Oktoberfest e pelas grandes cervejarias. O local tem cerca de 1,5 milhão de habitantes. A Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, receberá o jogo de abertura da competição e tem capacidade para 66 mil pessoas nesta edição da Eurocopa.

    Odd ANDERSEN / AFP

    • Stuttgart : Stuttgart Arena (51.000)
    Continua após a publicidade

    Stuttgart tem cerca de 635 mil habitantes e fica localizada no sudoeste da Alemanha, sendo conhecida como um núcleo industrial. A Mercedes-Benz e a Porsche têm sedes e museus na cidade. A Stuttgart Arena ou Mercedes-Benz Arena receberá cinco partidas nesta Eurocopa.

    THOMAS KIENZLE / AFP

    Deixe seu comentário

    Só para assinantes