Topo

Ex-preparador de goleiras do Santos é punido pelo STJD por tentativa de manipulação

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

12/08/2022 20h46

O STJD puniu nesta sexta-feira o ex-preparador de goleiras do Santos, Fabrício de Paula, por prometer vantagem indevida na tentativa de alterar o resultado da partida entre Santos e Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro Feminino.

Fabrício de Paula foi multado em R$ 20 mil e suspenso por 180 dias por infração ao artigo 242 do CBJD. Também denunciados, os ex-funcionários do Bragantino Anastácio Rio e Laudice de Oliveira Ramos, conhecido como Alemanha, foram absolvidos em primeira instância. A decisão cabe recurso.

O inquérito foi conduzido pelo auditor Felipe Bevilacqua, integrante do Pleno do STJD, que ouviu as partes envolvidas e, após analisar as demais provas juntadas no inquérito instaurado, concluiu pela tentativa de manipulação.

Fabrício de Paula, Anastácio Rios e Alemanha foram condenados no artigo 242 do CBJD por "prometer vantagem indevida a membro de entidade desportiva, dirigente, técnico, atleta ou qualquer pessoa natural, para que, de qualquer modo, influencie o resultado de partida".

RELEMRE O CASO

No dia 20 de junho, o presidente Andres Rueda fez um pronunciamento alegando que um funcionário do Santos ofereceu, por meio de um funcionário do Bragantino, uma quantia de dinheiro à uma das jogadores do Massa Bruta para que uma série de situações ocorressem na primeira etapa, visando lucro através de apostas esportivas.

A jogadora recusou a oferta e a relatou para seus superiores, que comunicaram ao diretor executivo do Bragantino, Thiago Scuro, com provas e relatos. Os funcionários do dois clubes já foram demitidos. Rueda optou por manter os nomes dos acusados em sigilo.

Andres Rueda afirmou que o clube enviou um comício à CBF esclarecendo o fato e abriu um boletim de ocorrência. O caso foi enviado ao Ministério Público. O clube espera não sofrer qualquer tipo de punição, pois considera-se vítima do pedido.

O presidente relatou, ainda, outro caso na mesma partida. A quarta árbitra, Adeli Mara Monteiro, recebeu um envelope em episódio classificado por Rueda como "estranho". O executivo pediu, também, a investigação deste caso.

"A imagem é pública (envelope sendo entregue). E a gente passou essa imagem, tudo isso, também para a CBF, para a polícia, para investigarem", disse.