Topo

Palmeiras

Ricardo Belli obtém a licença A da CBF e assume time feminino do Palmeiras

Ricardo Belli, técnico do Palmeiras Feminino - Reprodução/YouTube
Ricardo Belli, técnico do Palmeiras Feminino Imagem: Reprodução/YouTube

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/08/2022 07h00

Confirmado como novo técnico do time feminino de futebol do Palmeiras no último dia 15, Ricardo Belli agora já pode assumir o comando efetivo da equipe após mais de uma semana de aperfeiçoamento profissional. O treinador, que já tinha as licenças B e C da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), participou de um dos cursos ministrados pela entidade e agora conta também com a Licença A em seu currículo - a fase presencial da formação foi realizada entre os dias 18 e 29 deste mês, no Rio de Janeiro.

"Os meus conceitos de futebol seguem firmes, mas volto com um grau de exigência profissional ainda maior comigo mesmo e com o nosso grupo de trabalho, buscando uma melhora constante e um futebol bem apresentado dentro de campo. Acredito que todo estudo e conhecimento sempre nos faz evoluir", disse o treinador, que já treinou as categorias de base e o time principal feminino do Verdão.

As aulas na CBF tiveram como objetivo qualificar os profissionais que atuam ou desejam atuar como treinadores no futebol brasileiro. Além dos ensinamentos, Ricardo Belli destaca a importância de trocar experiências com outros técnicos e técnicas do país: "Não existe conhecimento sem partilha, aliás, na minha opinião, esse é o grande saber quando contribuímos uns com os outros. Além do conteúdo das aulas, a troca de experiências com outros profissionais é o que tem de melhor no curso", contou o comandante de 35 anos.

Ao longo do curso, diversos temas foram estudados, como conduta ética dos treinadores, psicologia do esporte, planejamento de carreira, treinamento de campo e nutrição no esporte. Com o calendário apertado do futebol no Brasil, Belli precisou realizar parte das aulas de maneira online.

"A exigência e as demandas do trabalho com o futebol são muito grandes, mas a CBF Academy, que é quem organiza as licenças de treinadores do Brasil, dividiu o curso em duas partes: a teórica, que é online, e parte prática, que é presencial. Isso facilitou para que pudéssemos estar nos organizando. Sempre aproveitei os períodos de viagem ou o horário noturno para adiantar a parte EAD e já havia programado desde o começo deste ano estar nesta turma presencial", explicou o técnico.

Ricardo Belli reestreia à frente do Palmeiras nesta quarta-feira, às 16 horas, contra o Avai/Kindermann-SC, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, pela 14ª e penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino.

Treinador com o maior número de jogos à frente da equipe feminina do Palmeiras na história, Ricardo Belli teve sua primeira passagem pelo clube entre 2019 e 2021 e ostenta um retrospecto de 76 jogos com 42 vitórias, 16 empates e 18 derrotas. Entre as conquistas estão as taças da Copa Paulista em 2019 e em 2021 e o vice-campeonato do Brasileiro Feminino de 2021, que rendeu a vaga inédita na Copa Libertadores, a ser disputada em outubro deste ano, no Equador.

Palmeiras