Topo

Santos

Com eliminação na Sul-Americana, Santos acumula vexames recentes

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

07/07/2022 11h32

O Santos foi eliminado da Copa Sul-Americana na última quarta-feira, após perder nos pênaltis para o Deportivo Táchira, da Venezuela, na Vila Belmiro. A eliminação se junta à coleção de eliminações precoces e vexames recentes da equipe paulista.

O Deportivo Táchira aproveitou os dois pênaltis perdidos pelos santistas para eliminar os tricampeões da América. Os venezuelanos ocupam a quarta posição no Campeonato Venezuelano e, em competições internacionais, o mais longe que chegaram foi às quartas de final da Copa Libertadores, em 2004.

O último título do Peixe foi em 2016, quando derrotou o Audax na final do Campeonato Paulista. Desde então, a equipe da Baixada não conseguiu levantar outro troféu e tem colecionado decepções em diversas competições.

Eliminação na primeira fase da Sul-Americana em 2019

O Santos encarou o River Plate do Uruguai na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2019. Com um empate sem gols na ida, disputada fora de casa, a equipe recebeu os uruguaios com os portões fechados no Pacaembu. O torcedor santista assistiu de casa seu time empatar por 1 a 1 e ser eliminado por ter tomado mais gols fora de casa.

O River Plate terminou aquela temporada na sexta colocação do Campeonato Uruguaio e caiu na Sul-Americana já na segunda fase.

Queda nas oitavas da Copa do Brasil em 2020

Contra o Ceará, em 2020, o Santos foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil. Após empatar sem gols na Vila Belmiro, os santistas perderam por 1 a 0 no Castelão e caíram logo na primeira fase que disputaram no campeonato.

O Ceará terminou o Brasileirão daquele ano na 11ª colocação e foi eliminado da Copa do Brasil nas quartas de final, para o Palmeiras.

Brigas contra o rebaixamento no Campeonato Paulista

No Campeonato Paulista de 2021 o Santos passou perto de ser rebaixado para a Série A2. A equipe terminou na 13ª colocação geral, com 13 pontos nas 12 partidas disputadas na fase de grupos. Naquele ano, o São Bento foi rebaixado com nove pontos, apenas quatro a menos que o Peixe.

Em 2022 a situação foi ainda mais complicada e o rebaixamento passou ainda mais perto. A equipe da Baixada Santista conseguiu garantir sua permanência na primeira divisão estadual apenas na última rodada, quando venceu o Água Santa por 3 a 2, de virada, na Vila Belmiro. O Santos ficou a uma posição de ser rebaixado, com cinco pontos a mais que a Ponte Preta, que acabou caindo.

Santos