Topo

Kaká revela qual foi o técnico que mais o ensinou durante a carreira

Kaká está se preparando para virar técnico de futebol - Erico Leonan / saopaulofc
Kaká está se preparando para virar técnico de futebol Imagem: Erico Leonan / saopaulofc

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/06/2022 15h17

Kaká concedeu uma entrevista coletiva hoje, após o lançamento de um projeto que busca unir formação futebolística e acadêmica para crianças. O pentacampeão mundial, que recentemente concluiu a Licença A do curso de treinador da CBF, falou sobre suas referências na área.

Kaká ressaltou que aprendeu com todos os técnicos que conviveu na carreira, mas destacou a importância de Carlo Ancelotti, com quem trabalhou durante seis anos no Milan. O italiano é o atual campeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid.

"Você sempre pega alguma coisa para aprender, seja do lado técnico, tático, seja no lado humano, seja no emocional. Com todos eles eu acho que aprendi um pouquinho. Se um dia eu decidir ser treinador, eu posso levar como complemento para aquilo que eu deseje como ideia de liderança dentro de um plantel", afirmou, antes de completar:

"O treinador que eu tive a melhor performance foi o Ancelotti, então com certeza é dele que eu acabei extraindo boa parte daquilo que eu acredito que um treinador deve ter", acrescentou.

Durante o período em que trabalharam juntos, de 2003 a 2009, Kaká viveu a melhor fase de sua carreira. O ex-meia foi eleito o melhor jogador do mundo em 2007, e é o último brasileiro a conquistar o prêmio até então. Também em 2007, o Milan foi campeão da Liga dos Campeões, batendo o Liverpool na final.

Vale destacar que Ancelotti é o treinador do atual campeão do maior torneio europeu, o Real Madrid. Outros jogador brasileiros estão brilhando nas mãos do italiano, como Vinicius Júnior, autor do gol do título contra o Liverpool, Rodrygo, decisivo na semifinal contra o Manchester City, além de Eder Militão e Casemiro.

Kaká, quando defendeu o Real Madrid, entre 2009 e 2014, também trabalhou com outro renomado técnico: o português José Mourinho, que venceu a Liga dos Campeões com Porto e Inter de Milão, e acumula passagens por clubes como Chelsea, Manchester United, Tottenham e Roma.