Topo

Maicon e Gómez fazem duelo de 'xerifões' no clássico entre Santos e Palmeiras

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/05/2022 08h00

Neste domingo, Santos e Palmeiras se enfrentam na Vila Belmiro, às 16h (horário de Brasília), em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Em briga direta pela parte de cima da tabela, os times contam com a imposição e o poder de marcação de Maicon e Gustavo Gómez.

Os dois zagueiros vêm sendo fundamentais para a solidez defensiva do Peixe e Verdão. O clássico, inclusive, coloca frente a frente os times menos vazados do Brasileirão - apenas cinco gols sofridos cada.

Maicon foi contratado pelo Santos no início de março, mas só pôde estrear pela equipe em abril, pela Sul-Americana. Isso porque o prazo de inscrição no Campeonato Paulista já havia acabado no momento em que o clube alvinegro acertou a chegada do reforço.

A partir do momento em que pôde defender o Santos, Maicon rapidamente mostrou que poderia elevar o desempenho defensivo da equipe. O zagueiro passou a formar uma dupla segura com Eduardo Bauermann, sendo uma das principais peças que ajustaram o desempenho da retaguarda do time, muito frágil nos primeiros meses da temporada.

Até o momento, Maicon disputou 13 partidas pelo Santos, ainda em busca de seu primeiro gol pelo Peixe. Após ser preservado na última partida da equipe, contra o Banfield-ARG, pela Sul-Americana, o zagueiro é uma das principais apostas do Alvinegro para parar o melhor ataque do Brasileirão.

Do outro lado, Gómez está posicionado em outro patamar na história do Palmeiras. Principal capitão do elenco alviverde, o zagueiro já está entre os maiores vencedores do clube. Dentre as conquistas mais importantes, estão as Libertadores de 2020 e 2021 e o Brasileirão de 2018.

Em seu quinto ano de Verdão, Gómez já entrou em campo 185 vezes. Para muitos, inclusive, pode ser escalado na seleção de melhores da história do clube. O paraguaio está invicto contra o Santos: são sete partidas, com cinco vitórias e dois empates, já tendo marcado dois gols contra o adversário deste sábado.

Gómez foi convocado pela seleção paraguaia, mas não liberado pelo Palmeiras para o primeiro amistoso nesta Data Fifa, justamente com o objetivo de contar com o zagueiro no clássico. Assim, o defensor formará dupla com Murilo na Vila Belmiro.

O Santos chega para a partida deste sábado com 11 pontos somados, na quinta posição. A diferença é de apenas um ponto para o segundo colocado Palmeiras, que está a dois do líder Corinthians.