Topo

Libertadores - 2022

Veja como serão definidas as oitavas da Libertadores e da Sul-Americana

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

23/05/2022 14h27

Nesta sexta-feira (27), serão definidos os duelos das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O sorteio está programado para começar às 13 horas (de Brasília).

No sorteio da Libertadores, as equipes que ficarem na primeira colocação da fase de grupos vão ocupar o Pote 1. Já os segundos colocados de cada grupo integram o Pote 2.

Vale lembrar que a campanha na fase de grupos define quem decide em casa a segunda partida. Dessa maneira, as equipes serão ranqueadas de 1 a 16, com os vencedores dos grupos numerados de 1 ao 8 e os segundos colocados do 9 ao 16. O time com numeração menor será o mandante no jogo de volta.

Nesta fase, clubes do mesmo país, assim como do mesmo grupo, poderão se enfrentar. Além disso, o ranking estipulado nas oitavas para definir o mando também será válido para as quartas de finais e as semifinais.

Na Sul-Americana, o formato com dois potes se mantém, mas com algumas mudanças. Os líderes de cada grupo vão integrar o Pote 1 e as oito equipes que terminarem em terceiro lugar na fase de grupos da Libertadores ocupam o Pote 2.

Conforme o desempenho, um ranking de 1 ao 8 será estabelecido entre as equipes da Sul-Americana e de 9 ao 16 entre os clubes que vierem da Libertadores.

Os times com melhor performance (menor numeração no ordenamento do 1 ao 16) definirão seus jogos como mandantes. Nesta fase, poderão se enfrentar equipes provenientes do mesmo país.