Topo

Grande fase no Defensa e oportunidade de mercado: como Merentiel chega ao Palmeiras

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

19/05/2022 07h00

Demorou, mas o Palmeiras, enfim, anunciou a contratação de um centroavante. O nome de Miguel Merentiel pode não ter empolgado parte dos torcedores alviverdes, que esperavam um jogador de maior status, mas o uruguaio de 26 anos vivia grande fase no Defensa y Justicia. Além disso, a negociação é encarada como uma verdadeira oportunidade de mercado.

Afinal, o valor desembolsado pelo Palmeiras na transferência de Merentiel foi de 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,5 milhões) por 80% dos direitos econômicos do jogador.

Merentiel chegou ao clube argentino em 2020, e sua adaptação não foi imediata. O centroavante demorou para se firmar como peça importante da equipe comandada pelo ofensivo Sebastián Beccacece. No entanto, a partir de outubro do ano passado, o atacante deslanchou e desandou a balançar as redes.

Desde o dia 4 de outubro, Merentiel marcou 18 gols em 31 partidas pelo Defensa y Justicia, registrando uma impressionante média de 0,58 tentos por jogos nesse período. Ao todo, foram 27 gols nas 79 vezes em que entrou em campo pela equipe argentina. Inclusive, consolidou-se como o nono maior artilheiro da história do clube.

Nesse recorte dos últimos sete meses, Merentiel tem números amplamente superiores aos de Rony, que vem sendo a referência no ataque do Verdão. Em 41 partidas, o camisa 10 marcou 11 gols, tendo uma média de 0,26 tentos por jogo. O jogador nunca escondeu que tem a preferência de atuar pelos lados do campo.

O detalhe curioso é que Merentiel ainda não balançou as redes contra equipes brasileiras. Considerando suas passagens pelo Defensa y Justicia e pelo Godoy Cruz, o jogador disputou nove partidas contra times do nosso país, contra o Palmeiras (três vezes), Flamengo (duas vezes) Santos, Vasco, Bahia e Atlético-GO, passando em branco em todas.

Merentiel chega ao Palmeiras com contrato válido até junho de 2026. O clube alviverde enxergou uma regularidade do atleta em termos de performance a partir do mapeamento de mercado. Vale lembrar que o uruguaio apenas poderá jogar pelo Palestra em julho, quando a janela de transferencias do futebol brasileiro for aberta, no dia 17.

A contratação de um centroavante era o principal pedido de Abel Ferreira desde o fim do ano passado. O Palmeiras negociou com diversos nomes, como Pedro, do Flamengo, Lucas Alario, do Bayer Leverkusen, e Carlos Vinicius, do PSV, mas esbarrou em obstáculos importantes, como a desvalorização do real em relação às moedas estrangeiras. Além de Rony, titular da posição, o treinador português tem Rafael Navarro como opção no elenco. Com contrato válido até o final de junho, Deyverson não jogará mais pelo Verdão.