Topo

Santos

Bustos relembra formação do Santos que funcionou com Cuca

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

19/04/2022 06h00

O Santos derrotou o Coritiba por 2 a 1 neste domingo, em casa, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Além do resultado, o desempenho da equipe, especialmente no primeiro tempo, deixou a torcida santista feliz na Vila Belmiro.

O time montado por Fabián Bustos foi bem ofensivo e, desde o começo do embate, partiu para cima dos visitantes. Eram quatro atacantes, com Ângelo pela direita, Léo Baptsitão e Marcos Leonardo pelo meio e Jhoja Julio pela esquerda.

E o esquema trouxe boas memórias para os alvinegros. Isso porque foi uma formação que funcionou com Cuca em 2020, ano em que o time chegou até a final da Copa Libertadores. Na época, o quarteto era formado por Marinho e Soteldo pelas pontas e Kaio Jorge e Lucas Braga pelo meio.

Foi dessa forma que o Santos enfrentou e superou Grêmio e Boca Juniors no torneio continental. Na final, curiosamente, Cuca mudou e decidiu escalar um volante a mais. Na etapa final, ele até voltou atrás e sacou o meio-campista para retomar a linha de quatro, porém não foi suficiente para evitar o revés de 1 a 0 para o Palmeiras.

Desde então, foram poucas vezes que o torcedor do Peixe votou a ver este esquema mais ofensivo.

Neste domingo, a formação funcionou bem. Pela direita, Ângelo, que estava em uma tarde inspirada, puxava rápidos ataques. No meio, Baptistão e Marcos Leonardo se entenderam bem, revezando quem ficava um pouco mais enfiado entre os zagueiros e quem flutuava mais por trás. Do outro lado, Jhojan Julio ajudava nas construções também.

Na hora de se defender, o esquema também foi efetivo. Os pontas fechavam com os dois volantes (Zanocelo e Rodrigo Fernández no caso) e, dessa forma, formava-se duas linhas de quatro para fechar os espaços dos rivais. Entretanto, em alguns momentos, o Santos sofreu. Não à toa, a equipe permitiu 23 finalizações do Coritiba.

Para seguir com a formação, portanto, ainda é preciso tempo de trabalho para acertar alguns detalhes, mas é mais uma opção para Bustos, que já deixou claro que o Peixe nunca joga da mesma forma de um jogo para o outro.

O Alvinegro Praiano volta a campo agora nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), fora de casa, contra o Coritiba, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Santos