Topo

Corinthians

Gaviões alerta para risco de jogos de Corinthians e Palmeiras no mesmo dia

Protesto da Gaviões da Fiel no CT Joaquim Grava - Samir Carvalho/UOL Esporte
Protesto da Gaviões da Fiel no CT Joaquim Grava Imagem: Samir Carvalho/UOL Esporte

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

23/01/2022 16h58

A Gaviões da Fiel, principal torcida uniformizada do Corinthians, divulgou uma nota no final da tarde de hoje (23), demonstrando preocupação com os jogos que acontecerão na terça (25). Enquanto o Timão estreia no Paulista, às 21h, na Neo Química Arena, o Palmeiras fará a final da Copinha contra o Santos.

A FPF ainda não divulgou o horário e o local da decisão do torneio, porém, a tendência dela acontecer às 16h e no Allianz Parque fez com que a Gaviões ligasse o alerta para o risco que isso envolve.

A nota critica a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Polícia Militar ao "marcar e autorizar a realização de dois jogos no mesmo dia, com horários próximos, de duas Torcidas Organizadas rivais da capital paulista". A organizada ainda lembra que "as duas torcidas terão que utilizar a mesma linha de metrô (linha 3 - vermelha)", o que pode causar confusão e violência, devido ao histórico que todos conhecem.

Por fim, a Gaviões afirma que não pode se "responsabilizar caso mantenham essa organização" e pergunta: "Qual é o sentido de termos torcidas únicas em clássicos na capital paulista, se estão marcando jogos de times e torcidas rivais para o mesmo dia?".

O Corinthians faz seu primeiro jogo da temporada nesta terça (25), às 21h, contra a Ferroviária, pela primeira rodada do Estadual.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

Os Gaviões da Fiel Torcida encara com total preocupação os jogos que ocorrerão na próxima terça-feira (25/01).

Não existiu qualquer cuidado e medida de segurança pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e Polícia Militar ao marcar e autorizar a realização de dois jogos no mesmo dia, com horários próximos, de duas Torcidas Organizadas rivais da capital paulista. Mesmo que estejamos tratando de campeonatos diferentes, precisamos alertar o risco dessa situação.

As duas torcidas terão que utilizar a mesma linha de metrô (linha 3 - vermelha) para se deslocarem até seus respectivos estádios. Existirão torcedores de todos os lugares da cidade se deslocando para assistirem suas partidas.

Deixamos aqui nossa enorme insatisfação com à Federação Paulista de Futebol e Polícia Militar. Saibam, que qualquer instituição, não conseguem controlar todas as ações de seus associados. Entendemos que seja arriscado manter esse planejamento que colocaria os torcedores em situações de possíveis confrontos. Desta forma, não podemos nos responsabilizar caso mantenham essa organização.

Precisamos levantar um ponto que tem sido discutido há anos. Qual é o sentido de termos torcidas únicas em clássicos na capital paulista, se estão marcando jogos de times e torcidas rivais para o mesmo dia? Seria isso, uma ação para uma possível punição?

GAVIÕES DA FIEL TORCIDA

Corinthians