PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Novo esquema? Palmeiras atuou com três zagueiros em todos os jogos-treino

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

18/01/2022 05h00

O Palmeiras ainda não entrou em campo para uma partida oficial em 2022, porém o time já disputou quatro jogos-treino nesta pré-temporada. Observando as escalações utilizadas por Abel Ferreira nas atividades, é possível perceber um padrão: a presença dos três zagueiros.

O treinador rodou bastante o seu elenco e utilizou diversas combinações de times ao longo dos dias, porém todas as formações tiveram três defensores. Vale dizer, no entanto, que a imprensa não acompanhou as atividades, que também não foram transmitidas.

Esse é um importante detalhe, já que não é possível ter certeza que o Palmeiras atuou com três zagueiros nos momentos ofensivo e defensivo. Afinal, Abel é um treinador que tem o costume de bolar desenhos táticos distintos para as diferentes fases do jogo.

Além disso, o técnico português já fez questão de dizer diversas vezes que a posição de origem do jogador não necessariamente reflete sua função em campo. De maneira geral, Abel gosta de ter três jogadores na fase inicial da construção ofensiva, independentemente de serem zagueiros ou não.

Além dos defensores Gustavo Gómez, Luan, Renan, Kuscevic, Murilo e Naves, os trios utilizados pelo treinador também contaram com as presenças dos laterais Piquerez, Marcos Rocha e Jorge. Veja abaixo as combinações utilizadas por Abel nos jogos-treino:

Vs Pouso Alegre

1º tempo: Gustavo Gómez, Naves e Renan

2º tempo: Kuscevic, Luan e Piquerez

Vs Portuguesa

1º tempo: Gómez, Kuscevic e Renan

2º tempo: Marcos Rocha, Naves e Luan

Vs Juventus

1º tempo: Gomez, Luan e Murilo

2º tempo: Luan, Gomez e Renan

Vs Primavera

1º tempo: Kuscevic, Murilo e Jorge

2º tempo: Luan, Kuscevic e Jorge

O primeiro compromisso do Palmeiras em 2022 será o jogo contra o Novorizontino, válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista, que foi antecipado para o dia 23 de janeiro, devido à disputa do Mundial.

Futebol