Topo

Santos usa renovação de Marcos Leonardo como exemplo de mudança de filosofia

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

17/01/2022 20h00

O Santos tem adotado uma nova filosofia na forma em que cuida dos seus jogadores oriundos das categorias de base. A renovação de Marcos Leonardo deste último domingo seria o principal exemplo dessa nova "era" santista, que visa fazer com que o clube não tenha prejuízos financeiros e valorize seus ativos.

"Vamos ter um planejamento para os atletas que vão subir. Atletas que têm contrato curto, vamos estender para aí sim colocarmos em uma vitrine para o Santos. O Santos vai parar de subir jovens com contrato curto. Isso atrapalha o clube. A filosofia vai mudar. Para você subir para o profissional, é preciso ter um contrato longo. Estamos bem atentos. Temos que mudar o pensamento da base. Eles têm que fazer história no Santos e não apenas passar pelo clube", disse Edu Dracena, executivo de futebol do clube, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

A ideia passa por dar a possibilidade do Santos lucrar em futuras vendas. A partir do momento que o jogador fica apenas há seis meses do término do seu contrato, ele pode assinar um pré-acordo com qualquer outra equipe e deixar o clube sem custos.

Marcos Leonardo tinha vínculo com o Santos apenas até outubro deste ano e, após reunião entre dirigentes do clube e o estafe do atleta, ficou acertado sua renovação até 2026. O acerto foi muito comemorado por todas as partes e festejado pela torcida nas redes sociais.

Mas Marcos Leonardo não é o único exemplo. Em dezembro, Ângelo renovou seu vínculo com o Peixe até dezembro de 2024. O zagueiro Kaiky já foi procurado para também estender seu vínculo, mas o clube aguarda um retorno do estafe do jovem para dar prosseguimento às conversas.

O Santos sub-20 vive grande momento e está nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe enfrenta o Mirassol nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Luminosa.