Topo

Escolas oficiais do Palmeiras têm papel importante na inclusão

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

16/01/2022 18h24

Além do futebol, as escolas oficiais do Palmeiras também exercem importante papel na inclusão de jovens. Diagnosticado com autismo, Eduardo César Guimarães, de 13 anos, foi rejeitado por colégios em Sorocaba (SP) após professores e pais afirmarem que a presença dele na sala de aula atrapalharia o desenvolvimento dos colegas.

Caio ao lado dos pais (Foto: Divulgação/Fabio Menotti)

Entre milhares de crianças que integram a Academia pelo Brasil, dezenas delas têm algum tipo de transtorno neurológico, como autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Já Caio Zanetti Cucolicchio, de 13 anos, foi diagnosticado com diabetes tipo 1, doença crônica em que há pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas, e recebeu a recomendação de realizar exercícios. Apaixonado por futebol e palmeirense, ele treina duas vezes por semana na escola do Verdão em Santo André (SP) e sonha em se tornar atleta profissional.

"Toda vez que jogo futebol, foco só no futebol. Esqueço de tudo, parece que nem tenho diabetes", afirma Caio, que tem como inspiração Nacho Fernández, lateral-direito do Real Madrid que foi diagnosticado com a doença aos 12 anos.