PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Palmeiras registra time titular mais jovem do Brasileirão desde 2006

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

08/12/2021 04h00

Classificação e Jogos

O Palmeiras quebrou um recorde no empate por 0 a 0 contra o Athletico-PR . Com o elenco principal de férias, a equipe viajou com um grupo quase inteiramente formado por jogadores da base e, assim, registrou a menor média de idade de um time titular na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos com 20 participantes, desde 2006. O levantamento foi feito pelo próprio clube.

Na escalação titular, quase todos os jogadores eram da base do clube, com exceção de Matheus Fernandes. Além disso, tirando o próprio Matheus, que tem 23 anos, e o goleiro Vinícius Silvestre, que tem 27, todos os jogadores titulares tinham 20 anos ou menos.

Assim, a média de idade do time titular do Palmeiras foi de 19,8 anos, batendo a média de 21 anos obtida pelo São Paulo na última partida do Campeonato Brasileiro de 2019, diante do CSA.

O treinador que esteve à frente do alviverde também foi da base. Trata-se de Paulo Victor Gomes, que comanda a categoria sub-20. O único jogador de 20 anos que começou jogando foi o zagueiro Lucas Freitas. Os atletas de 19 anos que entraram como titulares foram Naves, Gustavo Garcia, Vanderlan, Fabinho e Gabriel Silva, enquanto Michel e Vitinho foram os titulares de 18 anos em campo. O mais novo do 11 inicial foi Giovani, de 17 anos.

No ano de 2021, o Palmeiras quebrou seu recorde de maior número de jogadores da base utilizados. Ao todo, durante o ano, 26 atletas formados pelo clube entraram em campo, batendo o recorde de 2002, quando o clube utilizou 22. Contabilizando somente a atual temporada, foram 24 "Crias Academia" em campo jogaram, número que também quebra o recorde de 2002.

O Verdão nunca relacionou tantos jogadores das categorias de base do clube quanto na temporada de 2021. Ao todo, foram 32 relacionados que atuaram, somados, 371 vezes no ano, mais um recorde para o clube.

Palmeiras