Topo

Corinthians

Sylvinho avalia possibilidade de Du Queiroz ser titular do Corinthians

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

27/10/2021 05h00

A ascensão de Du Queiroz no Corinthians é notável. Pouco a pouco, o jogador de 21 anos de idade vai deixando o rótulo de promessa para se tornar realidade.

A Gazeta Esportiva apurou que Sylvinho está avaliando a possibilidade de Du receber uma oportunidade como titular da equipe, mas não por necessidade, suprindo uma ausência, como já aconteceu, e sim por opção técnica.

O encaixe de Du seria no meio-campo, a princípio, como primeiro homem do setor, em vaga que vem sendo ocupada por Cantillo e Gabriel nos últimos tempos. Mas, não está descartado que Du componha uma dupla.

A comissão técnica corintiana chegou ao consenso de que Du não sente a pressão dos jogos, receio que havia antes das primeiras apresentações dele no time profissional. A personalidade do atleta tem sido bastante destacada internamente.

Além disso, a versatilidade conta a favor de Du, que não é rotulado apenas como um marcador, como Gabriel, ou articulador, como Cantillo.

A revelação alvinegra tem recebido atenção especial justamente pela capacidade de entregar à equipe tanto uma marcação forte, agressiva, com velocidade, como também suporte na saída com bola para a transição entre defesa e ataque.

No meio-campo, Du recebeu duas oportunidades, ambas no segundo tempo, contra Palmeiras e Internacional. Foram pouco mais de 50 minutos na função, somando as duas situações.

Dois 'jogos grandes' que Du respondeu bem. Foi ele quem iniciou a jogada do gol da vitória no Derby, com um passe vertical, que atravessou o campo, e também foi ele o responsável por dar apoio defensivo para que Giuliano pudesse avançar no Beira-Rio. O camisa 11 acabou marcando um gol dessa maneira.

Ao todo, Du participou de seis partidas e tem média de 54 minutos por jogo. Contra Athletico-PR , Grêmio, Atlético-GO e São Paulo, ele foi utilizado como lateral, na vaga de Fagner, sendo diante dos gaúchos e no Majestoso

Em números, ele encarou 22 duelos pelo chão e venceu 14. Pelo alto, das três que precisou brigar, superou seu adversário em duas. E conseguiu 10 desarmes.

Com a bola nos pés, foram 217 tentativas de passes, com 181 acertos, o que dá um aproveitamento de 83,4% no fundamento.

"O atleta mais uma vez entrou e respondeu, pode ser latera direito, fez boa parte da carreira como meio-campista, como primeiro (volante), como entrou hoje (contra o Inter), e entrou bem, e como terminou, na meia-direita, bem. É um atleta completo, com muita personalidade. Não é o Beira-Rio, o adversário, os clubes, os jogos... Ele encara da mesma forma e fez um grande jogo também", comentou o técnico Sylvinho, logo após o empate no Beira-Rio, no último domingo, sem descartar que aquela formação do Corinthians na etapa final ganhe sequência.

"A gente conseguiu criar uma situação muito favorável para o Corinthians no jogo e, de cara, de repente, é o futuro. Pode-se usar, sim, dentro de um futuro próximo".

Paulistano, Du chegou ao Corinthians para jogar no sub-13, em 2013. Quando tinha 20 anos de idade, ele já estava no sub-23. Destaque na base, foi promovido ao profissional no segundo semestre deste ano.

O contrato de Du com o Corinthians foi renovado no último dia 10 de outubro e agora vai até dezembro de 2024.

Corinthians