Topo

Conmebol se posiciona contra realização de Copa do Mundo a cada dois anos

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

27/10/2021 19h36

Nesta quarta-feira, a Conmebol emitiu comunicado se manifestando contra a realização da Copa do Mundo a cada dois anos. A federação entende que "não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa" e, por isso, os países que compõem a entidade não irão disputar o torneio caso seja realizado nesse período.

"Não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa. Diante disso, os dez países que integram a Conmebol confirmam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos", anunciou a Conmebol.

A Conmebol se posicionou contra a Copa do Mundo a cada dois anos

A federação também afirma que o projeto "dá as costas aos quase 100 anos de tradição do futebol mundial" e reforça que apoia o modelo atual de disputa da competição.

A ideia de realizar a Copa do Mundo de dois em dois anos tem como um de seus principais defensores o atual presidente da Fifa, Gianni Infantino. Nos últimos meses, o mandatário tem estudado a viabilidade para a mudança de periodicidade e buscado apoio para confirmar a alteração.

Confira o comunicado da Conmebol na íntegra:

O Conselho da Conmebol, reunido pessoalmente em Luque, Paraguai, em 27 de outubro de 2021, voltou a analisar a proposta de realização da Copa do Mundo a cada dois anos e considera necessário declarar o seguinte:

  1. Não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa. Diante disso, os dez países que integram a Conmebol confirmam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos.
  2. O projeto em questão dá as costas aos quase 100 anos de tradição do futebol mundial, ignorando a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. A Conmebol apoia a Copa do Mundo em vigor, com seus termos e sistemas de classificação, porque tem se mostrado um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que premia esforço, talento e trabalho planejado.