Topo

São Paulo

Laser da NBA, novos aparelhos e mais: os detalhes da modernização do SPFC

São Paulo terá mudanças na hierarquia e equipamentos novos no CT da Barra Funda a partir de dezembro - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo terá mudanças na hierarquia e equipamentos novos no CT da Barra Funda a partir de dezembro Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

28/09/2021 06h00

O São Paulo anunciou no último sábado (25), em reunião do Conselho Deliberativo, a modernização de toda a área de saúde do clube, envolvendo não apenas o futebol profissional masculino, mas também o feminino, as categorias de base, o basquete masculino e o vôlei feminino.

O Dr. Turíbio Leite de Barros é o responsável por esta reformulação. Ele trabalhou no São Paulo por mais de duas décadas e foi quem implementou o Reffis, departamento que por muitos anos foi referência internacional na recuperação de atletas lesionados.

Turíbio já conseguiu, sem custos, quatro novos aparelhos para o São Paulo: uma câmara hiperbárica, que acelera a recuperação muscular, além de auxiliar no tratamento de lesões; um simulador de corrida; uma cadeira flexora; e um rotary calf.

O São Paulo também deve contar em breve com um equipamento a laser que já é usado na NFL e NBA e que pode abreviar em até 50% o tempo da recuperação de lesões. O aparelho do qual o Tricolor dispõe atualmente faz essa recuperação em cerca de 15 a 20 dias.

Formado em ciências biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Turíbio Leite de Barros tem mais de 148 artigos científicos publicados e foi quem fundou o setor de fisiologia do São Paulo. No clube, ele conquistou cinco campeonatos brasileiros, três Libertadores, três Mundiais de Clubes, além de ter sido fisiologista da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994. Atualmente, Turíbio atua como consultor de uma empresa de suplementos norte-americana.

Além dos quatro equipamentos, o presidente Julio Casares anunciou que o marketing fechou uma parceria com uma empresa de aparelhos de ginástica para modernizar toda a academia do CT da Barra Funda e também de Cotia. A tendência é que as novas aparelhagens sejam instaladas em dezembro.

Toda a área de saúde do São Paulo será coordenada pela DEM (Divisão de Excelência Médica), que na nova hierarquia se reportará diretamente a Casares. A meta é que os diferentes departamentos trabalhem de maneira integrada, com diretrizes e procedimentos bem definidos. Internamente há o entendimento que, hoje, as áreas de fisiologia, fisioterapia e preparação física não atuam dessa forma.

São Paulo