Topo

Tiago Splitter entra para comissão técnica da seleção de basquete masculino

Tiago Splitter é também atual auxíliar do Brooklyn Nets - Julia Rodrigues/UOL
Tiago Splitter é também atual auxíliar do Brooklyn Nets Imagem: Julia Rodrigues/UOL

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

23/09/2021 10h33

O ex-jogador Tiago Splitter foi anunciado, nesta quinta-feira (23), como o novo assistente técnico da Seleção Brasileira de basquete masculino. Splitter segue no cargo de auxiliar do Brooklyn Nets, na NBA, e retorna ao time nacional, comandado agora por Gustavo De Conti.

"Para mim é um orgulho enorme estar na comissão técnica da Seleção depois de muitos anos jogando como atleta. Acho que temos um grande desafio pela frente. Então, é com muita dedicação e muito orgulho que estou entrando nessa comissão técnica e fazendo parte desse projeto.", disse o ex-pivô da seleção.

O presidente da CBB, Guy Peixoto, avaliou a nova contratação: "É uma grande felicidade ter o Tiago aqui conosco. E ficamos honrados que ele tenha aceito o convite para fazer parte da comissão técnica. Tiago fez história como atleta, na Seleção Brasileira, e também no basquete da Espanha e dos Estados Unidos. Será muito útil".

Splitter saiu do Brasil em 2000 para defender o Baskonia, da Espanha. Já em 2010, foi contratado pelo San Antonio Spurs, clube pelo qual conquistou a NBA de 2014, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer o campeonato norte-americano.

Com a camisa do Brasil, o ex-pivô conquistou medalhas de ouro no Sul-Americano e nos Jogos Pan-Americanos (2003), além do tricampeoonato da Copa América (2005, 2009 e 2011). Splitter também disputou quatro campeonatos mundiais e esteve presente nas Olimpíadas de 2012.

O ex-jogador se aposentou em fevereiro de 2018 e iniciou o processo de transição para funções extraquadra. Pelo Brooklyn Nets, ele foi olheiro e, em 2019, tornou-se um dos auxiliares do técnico Steve Nash.